Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25302
Tipo: Dissertação
Título: VICISSITUDES DA CONTINUIDADE DOS ESTUDOS ENTRE JOVENS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE SALVADOR
Autor(es): Carneiro, Marília Dantas Costa
Autor(es): Carneiro, Marília Dantas Costa
Abstract: A universidade pública no Brasil tem passado por diversas transformações nas últimas décadas. Durante a última década, foram realizadas muitas mudanças que proporcionaram a expansão e interiorização das universidades públicas, cujo o aumento no número de vagas foi mais um passo para a democratização do ensino superior. As políticas de ações afirmativas contribuíram para o acesso e permanência de jovens de uma camada social antes distante das universidades públicas. No entanto, mesmo com grandes mudanças e avanços de políticas públicas apenas 15% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos, acessam o ensino superior público o que denuncia dificuldades importantes na passagem do ensino médio para o superior. Para o ensino médio a faixa etária esperada é do jovem-adolescente, com idade entre 15 a 17 anos. No Brasil são 10 milhões de jovens nessa faixa de idade e só pouco mais da metade encontra-se no nível de ensino adequado. Este estudo foi realizado com o objetivo de compreender a perspectiva de estudantes de ensino médio, no período escolar que antecede a realização das provas do ENEM e seu eventual ingresso no ensino superior. Para isso foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, sob a perspectiva do referencial teórico metodológico da etnometodologia, que utilizou técnicas da abordagem etnográfica como a observação participante e o diário de campo. Para a construção dos dados foram realizadas entrevistas compreensivas com jovens estudantes de duas escolas públicas de ensino médio em dois momentos diferentes, no segundo e no terceiro ano, antes da realização do Enem. Os dados apontam para uma diferenciação da perspectiva dos jovens segundo estejam no meio ou no final do processo. No segundo ano do ensino médio, suas prioridades estão ligadas a vivenciar esse período de acordo com o que a escola tem a oferecer e com seus interesses momentâneos. Já estar na saída do ensino médio, na fase de conclusão de uma fase escolar importante, a demanda para acessar o ensino superior se impõe e então, são criadas estratégias para alcançar esse objetivo. Em qualquer momento da trajetória desses jovens há o incentivo e apoio da família, motivada por um sonho de ascensão social da nova geração.
Palavras-chave: Ensino Médio
Ensino Superior
Etnometodologia
Juventude
CNPq: Interdisciplinaridade
Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Estudos Interdisciplinares sobre Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25302
Data do documento: 6-Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
versão_final_dissertação_Marília_PPGEISU_UFBA.pdf574,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.