Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24866
Tipo: Dissertação
Título: Telejornalismo e a temática policial no Brasil: Análise cultural de gênero dos programas Brasil Urgente e Cidade Alerta
Autor(es): Araujo, Carolina Santos Garcia de
Autor(es): Araujo, Carolina Santos Garcia de
Abstract: Esta dissertação tem como principal objetivo identificar marcas que configuram o reconhecimento da temática policial no telejornalismo brasileiro a partir da análise de gênero. Colocamo-nos no âmbito dos gêneros televisivos, que para nós caracterizam-se não como rótulos ou formas pré-definidas, mas como estratégias interativas que se configuram a partir de situações específicas e contextuais, o que nos faz compreendê-los como uma categoria cultural. Em termos teóricos, tal compreensão se apoia nos pressupostos dos Estudos Culturais e no entendimento do telejornalismo enquanto uma instituição social e uma forma cultural, conforme Raymond Williams. Em termos metodológicos, ela se apoia nas propostas formuladas por Jesús Martín-Barbero e Jason Mittell, que entendem, respectivamente, o gênero como uma estratégia de comunicabilidade, e como uma categoria que se forma cultural e discursivamente a partir da indústria, da recepção, da academia e da crítica televisiva. Analisamos os programas Brasil Urgente (TV Bandeirantes), Cidade Alerta (TV Record) e suas versões regionais - Brasil Urgente Bahia e Cidade Alerta Bahia – atentando para o modo como eles se constroem como exemplares contemporâneos do subgênero telejornal policial e como possibilitam tal reconhecimento. Concluímos que o subgênero caracteriza-se predominantemente pela atuação do apresentador, cujo discurso verbal se concentra na valorização da instituição policial e da violência como principal problema social do país. Tal subgênero negociam ainda com elementos do melodrama e do entretenimento, estratégias que se vinculam aos programas ditos populares e às práticas do gênero policial no cinema e na literatura. Tal influência, no entanto, é discursivamente velada em favor de um alinhamento a padrões do telejornalismo, que historicamente se orienta pela recusa a estes elementos.
Palavras-chave: Estudos culturais
Televisão
Telejornalismo
Gênero televisivo
Jornalismo policial
CNPq: Comunicação e cultura contemporâneas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24866
Data do documento: 19-Dez-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolina Santos Garcia de Araujo - Dissertação.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.