Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24660
Tipo: Tese
Título: Contribuições das redes sociais para as inovações nas micro e pequenas empresas e desenvolvimento institucional: um caso na indústria de vestuário
Autor(es): Basto, Celina Maria Fernandes da Cunha
Autor(es): Basto, Celina Maria Fernandes da Cunha
Abstract: A tese centra-se na discussão das redes inter e intra-organizacionais e suas contribuições para as inovações tecnológicas e gerenciais, em primeiro plano, e subsidiariamente para o desenvolvimento institucional e a auto-organização, considerando a formação de redes entre micro e pequenas empresas e tomando por objeto empírico a análise do caso de uma rede empresarial, em Salvador, Bahia, que catalisou a origem do APL de Confecções. As questões que orientaram o trabalho foram: i) Como as redes sociais, inter e intra-organizacionais, envolvendo micro e pequenas empresas criam uma ambiência propícia às inovações gerenciais e tecnológicas? ii) A base da teoria de redes é ampla, includente e com possibilidade de aplicação a micro e pequenas empresas? iii) Por que os estudos de rede não têm dado atenção suficiente às pequenas empresas? iv) Por fim, mas não menos importante, como as redes contribuem para o desenvolvimento institucional? Para discutir essas questões foi feita uma pesquisa teórica e outra empírica privilegiando a pesquisa ação com participação observante para a elaboração do estudo de caso. A pesquisa teórica identificou a Social Network Analysis, SNA ou Análise das Redes Sociais, ARS como campo próprio de estudo para o qual autores já sugerem a condição de ciência; por conta disso aprofundou a pesquisa nas origens desse campo e das suas aplicações; a análise das redes utilizou o software UCINET. As principais conclusões são: i) a SNA ou ARS constitui-se base teórica ampla, includente com possibilidade de aplicação a micro e pequenas empresas; apesar disso e das intenções governamentais ou empresariais de constituí-las nem sempre elas se estabelecem ou podem ser identificadas; embora a sociometria, uma das origens da SNA, tenha sido aplicada a pequenos grupos, este trabalho não identificou as razões dos estudos de rede recentes não terem dado atenção suficiente às pequenas empresas; ii) as redes criam uma ambiência própria às inovações gerenciais e tecnológicas através do learning by doing e learning by interacting; iii) as redes contribuem para o desenvolvimento institucional, na medida em que a interação dos atores mudam “regras do jogo” vigentes, permitem a emergência da auto-organização ou criam tendências para essas alterações a longo prazo.
Palavras-chave: Análise das redes sociais
Arranjos produtivos locais
Auto-organização
Inovações
Desenvolvimento institucional
Redes inter e intra-organizacionais
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24660
Data do documento: 23-Nov-2017
Aparece nas coleções:Tese (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_celina_basto.pdf3,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.