Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24387
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Padrões de composição de palavras no Foro Real, de Afonso X
Título(s) alternativo(s): Gallaecia. Estudos de lingüística portuguesa e galega
Autor(es): Santos, Antonia Vieira dos
Autor(es): Santos, Antonia Vieira dos
Abstract: No âmbito dos estudos relativos à formação de palavras em perspectiva histórica, a composição tem recebido pouca atenção, comparativamente aos estudos que versam sobre a derivação, em especial os processos sufixativos. Além disso, o estudo linguístico que geralmente acompanha as edições filológicas de textos medievais não contempla, de forma mais aprofundada, a composição de palavras, por vezes reduzida à apresentação de alguns exemplos. Pretende-se com este trabalho, portanto, evidenciar a composição de palavras como um mecanismo presente na sincronia gale- go-portuguesa, apresentando os principais modelos com- posicionais disponíveis nesse período da língua e compa- rando-os com modelos presentes no português e no galego contemporâneos. Os chamados “aglutinados” também são discutidos neste artigo. O corpus utilizado é o Foro Real, de Afonso X (edição de José de Azevedo Ferreira), cuja data- ção é remetida para a segunda metade do séc. xiii. Na des- crição e análise dos compostos, será utilizada a classificação proposta por Rio-Torto e Ribeiro (2012; 2013) para as pa- lavras compostas do português contemporâneo. Apresen- tam-se no corpus, preliminarmente, os seguintes modelos: Nome + Adjetivo ([NA]N) como porco montes, Adjetivo + Nome ([AN]N), como rico homẽ, e Nome + preposição + Nome ([NprepN]N), como molher d’ordin.
Palavras-chave: Palavras compostas
Aglutinados
Foro Real
Galego-português
Editora / Evento / Instituição: Universidade de Santiago de Compostela
Citação: SANTOS, A.V. Padrões de composição de palavras no Foro Real, de Afonso X. In: ROMERO, M.N.; ÁLVAREZ, R.; MATO, E.M. (Eds.). Gallaecia: estudos de lingüística portuguesa e galega. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, 2017, p. 163-179.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24387
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo-Gallaecia.pdf284,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.