Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24310
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento e avaliação de sistemas lipossomais com bioativos de uva (Vitis vinifera) para Medicamentos e Cosméticos
Autor(es): Souza, Ércia Xavier Novais de
Autor(es): Souza, Ércia Xavier Novais de
Abstract: A vitivinicultura no Brasil é concentrada nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, sendo uma atividade consolidada e com significativa importância sócio-econômica. Na Bahia apresenta expressão econômica principalmente na região do Vale do São Francisco. As uvas são consideradas uma das maiores fontes de compostos fenólicos dentre os vegetais e frutas. A fabricação de vinhos e sucos gera grandes quantidades de resíduos sólidos, como o bagaço de uva, os quais são descartados ou subaproveitados. Esse resíduo apresenta uma composição rica e heterogênea de compostos fenólicos, o que é interessante do ponto de vista econômico. O desenvolvimento de sistemas emulsificados envolvendo nanoformulações é uma alternativa para melhorar a disponibilidade biológica de substâncias ativas. Estas vantagens podem ser empregadas na veiculação de bioativos em produtos farmacêuticos ou cosméticos, principalmente para os cuidados com a pele. O objetivo deste trabalho foi encapsular em lipossomas os extratos de uva in natura e residual com o intuito de determinar e comparar os efeitos do processamento e da natureza sobre a composição, estabilidade, propriedades organolépticas e atividade antioxidante entre as amostras obtidas. Os teores dos compostos fenólicos e flavonóides foram determinados por espectroscopia no ultravioleta visível (UV-VIS), bem como através de tratamento quimiométrico de análise de componentes principais (PCA). A atividade antioxidante (AA) foi avaliada pelo método de sequestro de radicais livres DPPH. Os lipossomas obtidos através da técnica de extrusão mostraram-se estáveis quanto às propriedades organolépticas (odor, cor, aspecto), físicas, físico química tanto para as amostras obtidas da uva in natura quanto para dos resíduos. As amostras apresentaram AA comparável ao padrão hidroxitolueno butilado (BHT), o lipossoma de uva in natura demonstrou o maior IC50. Os teores de compostos fenólicos e flavonóides foram maiores nas amostras derivadas do resíduo, tanto no extrato quanto nos lipossomas. Na PCA permitiu prever a similaridade e a preservação das características químicas nos lipossomas obtidos. Os resultados mostraram o potencial de aplicação dos extratos de uva in natura e residual no desenvolvimento de sistemas lipossomados com atividades antioxidantes em promissores produtos bioativos.
Palavras-chave: Uva
Resíduo Industrial
Lipossomas
Compostos Fenólicos
Atividade antioxidante
PCA
CNPq: Biotecnologia
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24310
Data do documento: 2-Out-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGBiotec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final - Èrcia Xavier.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.