Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24251
Tipo: Dissertação
Título: Análise imunohistoquímica do marcador de células-tronco derivadas do tecido adiposo CD49 em ratos submetidos à dieta hiperlipídica e laserterapia
Autor(es): Santos, Laila da Silva
Autor(es): Santos, Laila da Silva
Abstract: O Laser é fotobiomodulador celular consagrado que vem despertando o interesse da sua utilização na proliferação e diferenciação de células-tronco. Verificou-se a influência da fototerapia Laser (λ660nm, 40mW, 6J/cm²,  0,04cm2, CW, Twin Flex Evolution, MMoptics®, São Carlos, SP) na imunomarcação com o marcador de células-tronco CD49 no tecido adiposo de ratos submetidos a dieta hiperlípidica. Quarenta e oito ratos Wistar albinus, desmamados foram divididos em dois grupos experimentais: Dieta Padrão (DP) e Dieta Hiperlipídica (DH), alimentados com suas respectivas rações por 20 semanas. Em seguida, os ratos foram submetidos à anestesia geral para confecção de feridas cutâneas dorsais, excisionais, padronizadas em 1cm². Os grupos foram subdivididos em DPC e DHC sem tratamento adicional e DPL e DHL irradiados pelo protocolo supracitado, imediatamente após o ato cirúrgico e a cada 48 horas durante 7 ou 14 dias. Os ratos foram mortos por aprofundamento anestésico, os espécimes processados pela técnica de imunohistoquímica e avaliados por microscopia de luz. O grupo DPC apresentou anticorpos marcados com intensidade de moderada a intensa, enquanto no grupo DHC prevaleceu a coloração fraca para o tempo de 14 dias. O protocolo de irradiação empregado não teve influência sobre o marcador CD49 quando comparados os grupos controle e irradiados sob o mesmo período de tempo; no entanto, quando comparados os grupos DHL em 7 e 14 dias, o marcador apresentou aumento na intensidade da imunomarcação em relação ao tempo, suscitando a hipótese da influência da luz laser sobre células-tronco adipoderivadas recrutadas para o processo de reparo tecidual.
Palavras-chave: Reparo tecidual
Laserterapia
Células-tronco
Imunohistoquímica
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Biotecnologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24251
Data do documento: 26-Set-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGBiotec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_Laila da Silva Santos.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.