Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24226
Tipo: Dissertação
Título: O que dizem e como são entendidas as crianças em ambiente de educação infantil
Autor(es): Silva, Vanilza Jordão
Autor(es): Silva, Vanilza Jordão
Abstract: A interlocução entre criança e adulto, numa classe de Educação Infantil, Grupo 5, da Rede Municipal de Salvador constituiu o objeto de estudo da pesquisa, ora apresentada, em forma de dissertação. Com o objetivo de contribuir para a ampliação de entendimentos acerca da interlocução entre criança e criança e entre o adulto e criança, durante sua convivência na prática da Educação Infantil, a pesquisa desenvolvida, referendada na Etnopesquisa Crítica integrou conceitos vinculados à linguagem e sua interlocução, os tipos de discurso presentes no funcionamento da linguagem e pressupostos acerca da importância de considerar a criança como ser em formação que se constitui na interação com o outro. Os achados do estudo, inventariados, a partir de escuta e observação atentas dos sujeitos da pesquisa, crianças e adultos da classe acima referida, foram agregados, para as respectivas análises, em duas categorias: expressão oral e entendimento entre crianças e adultos e expressão oral e descontinuidade no discurso entre crianças e adultos. Entre outros sentidos, as análises desenvolvidas indicaram que em diversas situações, do cotidiano pedagógico desses sujeitos, há uma responsividade na relação dialógica entre eles, isto é, o que é dito pelo adulto é escutado e considerado como discurso lúdico e criativo pelas crianças, a partir de elementos de suas vivências socioculturais, e o que é dito por essas, também é assim considerado pelo adulto, havendo, nas relações dessas situações, a prevalência dos discursos lúdico e polêmico. Em outras situações, entretanto, observa-se a presença de descontinuidade no discurso entre crianças e adultos, resultando numa quebra na possibilidade de o adulto produzir conhecimento por meio da cultura infantil que se interpõe em momentos imprevisíveis do cotidiano escolar. Nessas situações, há uma clara preocupação, por parte do adulto, em cumprir a rotina do ponto de vista didático-institucional, em detrimento da preocupação de considerar a contribuição das crianças como integrante desse cotidiano, havendo, assim, a predominância do discurso pedagógico de caráter autoritário. Como conclusão do estudo foi possível inferir que os dados produzidos com os achados da pesquisa estão em consonância com os referenciais adotados, porque indicaram que o discurso da criança que se dá num contexto escolar tem possibilidades de marcar a sua alteridade e de contribuir para a constituição de sujeitos produtores de sentidos, se a interlocução entre o seu discurso e o dos adultos se realizarem de modo democrático, sem a predominância do discurso autoritário sobre o polêmico e o lúdico.
The interlocution between child and adult, in the Early Childhood Education class, Group 5, in Salvador City, constituted the study object of this research, presented here in a dissertation form. In order to contribute to the understandings expansion about the interlocution between child and child and between adult and child, during their coexistence in the Early Childhood Education practice, the research developed, endorsed in Critics Ethno research, integrated concepts related to language and its interlocution, the types of speech presented in the language functioning, and the assumptions about the importance of considering the child as being in formation that constitutes the interaction with the other. The study findings were registered from careful listening and observation of the participants, children and adults of the mentioned class were aggregated for the respective analyzes into two categories: oral expression and understanding between children and adults and oral expression and discontinuity in discourse between children and adults. Among other senses, the developed analyzes indicated that in several situations, from the participants pedagogical daily life, there is a responsiveness in the dialogical relation between them, that is, what is said by the adult is listened to and considered by the children as a playful and creative discourse, from their socio-cultural experiences elements, and what is said by them, it is also considered by the adult, with the prevalence of playful and polemical discourses. In other situations, however, it is observed the presence of discontinuity in the discourse between children and adults, what it brings to the adult impossibility of producing knowledge by means of the child culture that comes in unpredictable moments of their school lives. In these situations, there is a clear concern by the adult, to fullfil the routine from the teaching and institutional point of view, to the detriment of the concern to consider the children contribution as part of this everyday, with the predominance of pedagogical discourse of authoritarian character. As a study conclusion it was possible to infer that the data produced with the survey findings are in line with the principles adopted, because it indicated that the child speech which is given in a school context has possibilities to mark his/her otherness and to contribute to the establishment of individuals producers of senses, if the dialogue between the children speech and the grown-ups come true in a democratic mode without the predominance of the authoritarian discourse over the controversial and the playful one.
Palavras-chave: Educação de crianças
Linguagem oral
Comportamento verbal
Alteridade
Sentidos
Dialogia
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24226
Data do documento: 20-Set-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Vanilza Jordão.pdf868,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.