Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24205
Tipo: Dissertação
Título: Perfil dos docentes da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem
Autor(es): Gomes, Virginia Crispina de Oliveira
Autor(es): Gomes, Virginia Crispina de Oliveira
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi descrever o perfil dos docentes da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. Acreditando que esse perfil permite conhecer um dos responsáveis pela formação de técnicos de enfermagem do Sistema Único de Saúde e para ele: o docente. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizada em uma escola de formação técnica em saúde vinculada à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Participaram desta pesquisa 19 docentes. O projeto guarda-chuva, ao qual esta pesquisa faz parte, foi submetido à Plataforma Brasil, respeitando os aspectos éticos, com base na Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. A partir disso, procedeu-se a aplicação do instrumento adaptado da dissertação de Bassinelo 2002. O instrumento foi composto de 17 perguntas, dividas em quatro blocos, que explicitavam: primeiro bloco: a caracterização dos docentes, formação e educação permanente, atuação profissional e atuação docente. Os dados coletados com cada docente através do questionário foram organizados segundo número atribuído a cada participante e digitados no FormSUS para organização e tabulação dos dados. Os resultados apresentados mostram que há predominância de docentes na faixa etária de 50 ou mais; todas as docentes são do sexo feminino e a maioria é casada. Além disso, a predominância de docentes formadas há 15 anos ou mais e mais de 15 anos de atuação na docência. Evidencia-se que, para a maioria dos docentes, a docência constitui-se na atividade profissional principal e a grande maioria são contratadas efetivas. Um dado da pesquisa que nos fez refletir foi que todos os docentes têm alguma habilitação, especialização, programa de mestrado/doutorado ou licenciatura em enfermagem. Evidenciando que os docentes desta pesquisa buscam alguma forma para aprimorar sua prática docente. Diante disso, sugerimos mais estudos sobre os docentes da Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem, considerando condições de trabalho e sua formação pedagógica; considerando que estes pontos refletem diretamente em uma formação de qualidade para os técnicos de enfermagem.
Palavras-chave: Docentes
Enfermagem
Educação profissional
CNPq: Enfermagem
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24205
Data do documento: 18-Set-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Enf_Virginia Crispina de Oliveira.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.