Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24084
Tipo: Dissertação
Título: O processo de construção da identidade da Comunidade Pedrinhas no Delta do Parnaíba em Araioses-MA e suas relações de trabalho
Autor(es): Machado Junior, Jose Arnaldo Souza
Autor(es): Machado Junior, Jose Arnaldo Souza
Abstract: Este estudo buscou identificar o processo de construção identitária e sociocultural dos moradores da comunidade Pedrinhas e suas relações de trabalho: a agricultura, pesca e cata do caranguejo-uçá do Delta do Parnaíba/MA/PI. Esse área possui grande importância social, econômica e ambiental tanto para o Estado de Piauí, como para o Estado Maranhão, este último, onde focamos nosso objeto de pesquisa. No campo da cultura Castells (1999), discute suas relações com identidade e também atividades econômicas como o campesinato se utilizando de conceitos de Wanderley (2014), Chayanov (1924) e Cândido (2010). Nesse contexto sócio econômico em que essa pesquisa se enquadra, a atividade da cata do caranguejo é considerada, pelos órgãos gestores (ICMBio/IBAMA), a principal fonte de renda local, sendo seguida pela atividade agrícola camponesa. Nesta pesquisa, revemos essa afirmação e nos propomos a investigar se de fato à cata do caranguejo é mesmo a principal forte de renda da comunidade ou não, como afirma os órgãos gestores. Objetivou-se levantar os elementos identitários a partir da história, das tradições e dos costumes da comunidade com a finalidade de identificar, a partir das percepções dos moradores de Pedrinhas o real impacto que a atividade da cata do caranguejo possui na economia local, bem como a representatividade econômica da agricultura familiar na economia das famílias. Como resultados, esta pesquisa busca compreender como se dá o processo de transformação identitária, social e econômica, por meio dos elementos que formam a identidade local da comunidade, sendo que a atividade econômica é um dos elementos principais para a formação identitária local.
Palavras-chave: Identidade
Campesinato
Cata de Caranguejo
Comunidade Pedrinhas
CNPq: Cultura e Identidade/Desenvolvimento
País: Brasil
Sigla da Instituição: Universidade Federal da Bahia - UFBI
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24084
Data do documento: 22-Ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.