Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24059
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O CORPO NOSSO: (CON)TATO ECOPOÉTICO O diálogo entre o CORPO MEU e o CORPO TEU como uma proposta pedagógica criativa para o artista cênico
Autor(es): Argolo, Leticia da S.
Autor(es): Argolo, Leticia da S.
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso traz como discussão o tema da água a partir do diálogo entre o corpo, a ecopoética, a pedagogia e a performance, visando uma ação sobre o ecossistema, tendo como ponto de partida a experiência prática-teórica e poética da oficina CORPO NOSSO: (CON)TATO POÉTICO. Dessa forma, a pesquisa apresenta questões acerca do Contato Improvisação, da história do corpo em dança, da Performance e das relações com o outro por meio do fazer em arte. Nessa perspectiva, a fim de elucidar a relação desta escrita com a água, o texto foi criado a partir de três eixos sendo eles, o CORPO MEU, o CORPO TEU e o CORPO NOSSO, que se diluem através de autores, de artistas e de exemplos. Assim, a contribuição dos referenciais é de imensa importância para o contexto deste trabalho, sobretudo, com as nuances problematizadas na sociedade, buscando trazer a este TCC . Assim, busca questionar as relações com o ecossistema planetário e os desastres ambientais, a exemplo o rompimento da barragem em Mariana-MG. Um olhar que se conduziu partindo do processo criativo oriundo da oficina “CORPO NOSSO: (CON)TATO POÉTICO”. Portanto, ao longo deste trabalho a água é o eixo principal enquanto elemento que conduz as interseções entre os textos aqui escritos e os demais elementos da natureza trabalhados durante a oficina, no intuito de compreender a importância desses corpos e suas relações com a ecopoética, que se interligam na contemporaneidade.
Palavras-chave: Água
corpo
Contato
Performance
Ecopoética
Ecologia
CNPq: Arte cênica
Pedagogia
Performance
Ecopedagogia
Corpo Ecopético
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24059
Data do documento: 20-Ago-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArgoloLeticia_ConTATOPoetico.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.