Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23871
Tipo: Tese
Título: Pequenas e médias empresas brasileiras: proposição de um modelo comportamental evolutivo para a internacionalização de firmas de HPPC.
Autor(es): Soares, Ednaldo
Autor(es): Soares, Ednaldo
Abstract: A internacionalização da empresa é um tema ao qual se volta a atenção de atores públicos e privados, mormente em economias que adotam sistema capitalista de desenvolvimento. Várias são as teorias que buscam dar explicações para a ocorrência da inserção internacional da firma, que, devido ao acontecimento de outro fenômeno– a globalização – lhe tem possibilitado não se restringir à grande empresa, mas de poder ser perseguida por firma de menor porte. Assim, a partir da década de 1960, estudos sobre a internacionalização da empresa começaram a surgir, dos quais este é outro exemplo, com a atenção centrada em um grupo de pequenas e médias empresas brasileiras fabricantes de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) integrantes do projeto setorial denominado Beautycare Brazil, criado pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), cujo propósito é internacionalizar produtos e marcas brasileiras de HPPC. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva ex-post facto, conduzida sob uma abordagem qualitativa, por meio da qual se procurou investigar os processos de inserção global desse grupo de empresas. Isto se deu mediante entrevistas com representantes-chave das firmas e de outros atores públicos e privados envolvidos com o comércio exterior e a internacionalização de empresas brasileiras, análise documental, visitas aos sites das empresas analisadas e de outras firmas integrantes do referido projeto e aos sites das organizações com ele comprometidas. A análise dos dados valeu-se, sobretudo, da análise de conteúdo das narrativas, a fim de verificar similaridades e dessemelhanças entre os investigados processos de inserção internacional e entre esses e as características do Modelo de Uppsala (referencial teórico do estudo). Ao final, verificou-se evidência de gradualismo no que respeita à cadeia de estabelecimento, mas também falta de preocupação das PMEs para com a distância psíquica entre os mercados doméstico e externo.Constatou-se também, que, apesar da ocorrência de algumas estratégias similares,conclusivamente, as empresas não se valeram de um modelo específico para se inserir globalmente. Sendo assim, o estudo propõe o uso de um modelo comportamental evolutivo para a internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras fabricantes de produtos de HPPC, sendo esse a resultante da aliagem entre estratégias utilizadas pelas participantes do projeto setorial Beautycare Brazil e características do mencionado modelo.
La internacionalización de la empresa es un tema que atrae la atención de los actores públicos y privados, especialmente en las economías que han adoptado el desarrollo del sistema capitalista. Hay varias teorías que tratan de explicar la inserción internacional de la empresa, que, debido a la ocurrencia de otro fenómeno - la globalización - le ha permitido no estar limitado a las grandes empresas, pero puede llevarse a cabo por la firma más pequeña. Así, desde la década de 1960, los estudios sobre la internacionalización de la empresa comenzaron a surgir, y este es otro ejemplo, con la atención centrada en un grupo de pequeñas y medianas empresas brasileñas fabricantes de productos de higiene personal, perfumería y cosméticos (HPPC ), que son parte de um proyecto llamado Beautycare Brazil, creado por Abihpec (Asociación de la Industria Brasileña de artículos de tocador, perfumes y cosméticos) en asociación con Apex-Brasil (Agencia Brasileña de Promoción de Exportaciones e Inversiones), cuyo objetivo es la internacionalización de marcas y productos HPPC de origen brasileño. Se trata de un estudio exploratorio y descriptivo, ex post facto, que se realizó bajo un enfoque cualitativo, a través del cual se buscó investigar los procesos de integración global de este grupo de empresas. Esto se llevó a cabo a través de entrevistas con los principales representantes de estas empresas y otros actores públicos y privados interesados en el comercio exterior y la internacionalización de las empresas brasileñas, análisis de documentos, visitas a los sitios de las empresas analizadas y también a los sítios de otras empresas que participan en este proyecto y visitas a los sitios de las organizaciónes comprometidas con él. El análisis de datos se basó sobre todo en el análisis de contenido de las narraciones, con el fin de determinar las similitudes y diferencias entre los procesos investigados de la integración internacional y entre éstos y las características del modelo de Uppsala (marco teórico del estudio). Por ultimo, se observó el gradualismo con respecto a la cadena de creación e, sin embargo, la falta de preocupación de las PMEs con la distancia psíquica entre el mercado interno y externo. En conclusión, se constató que, a pesar del uso de algunas estrategias similares, las empresas no utilizaron un modelo específico de internacionalización. Por lo tanto, el estudio propone un modelo de comportamiento evolutivo de internacionalización para ser utilizado por las PMEs brasileñas fabricantes de HPPC, siendo este el resultado de la alianza entre las estrategias utilizadas por los participantes en el proyecto Beautycare Brazil y las características de dicho modelo
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas
Globalização
Relações internacionais
Cosméticos Indústria
Higiene
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23871
Data do documento: 7-Ago-2017
Aparece nas coleções:Tese (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDNALDO SOARES.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.