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Tipo: Tese
Título: A Matemática das mulheres: as marcas de gênero na trajetória profissional das professoras fundadoras do Instituto de Matemática e Física da Universidade da Bahia. (1941-1980)
Autor(es): Menezes, Marcia Barbosa de
Autor(es): Menezes, Marcia Barbosa de
Abstract: Analisar a majoritária participação e a atuação de mulheres em um curso superior de matemática na Bahia na década de 40 de século XX e o envolvimento dessas mulheres na articulação e fundação do IMFUBa constituiu o objetivo central deste estudo, com foco nas implicações de gênero na trajetória profissional das professoras fundadoras do IMFUBa e das que as sucederam na consolidação desta Instituição. A abordagem teórica utilizada para o alcance dos objetivos propostos envolveu o estudo da História da Ciência com o apoio de Paolo Rossi e outros; da História da Educação a partir de estudos de Arilda Ribeiro, Tereza Cristina Fagundes, Maria Hilsdorf e outras; do ponto de vista epistemológico, este estudo se apoiou no pensamento de Sandra Harding, Evelyn Fox Keller, Nancy Hartsock, Ruth Hubbard e Donna Haraway. As reflexões de Londa Schienbinger, Ângela Freire de Lima e Souza, Cecília Sardenberg, Carla Cabral, Lindamir Casagrande, Luzinete Minella, dentre outras, sobre Gênero e Ciência foram fundantes para desenvolvimento das análises. Neste contexto, as estratégias metodológicas escolhidas para a obtenção das informações deste estudo, de caráter qualitativo, incluíram as entrevistas semi-estruturadas, coerente com a ideia dos estudos críticos feministas de dar voz aos, em geral, “silenciados” pela historiografia oficial. Arquivos de documentos da antiga Faculdade de Filosofia, bem como de outros acervos da Universidade Federal da Bahia também constituíram fontes de informação que possibilitaram a construção da história aqui contada. Os dados encontrados na pesquisa revelam a importância fundamental da análise na perspectiva dos Estudos de Gênero para se entender em sua completude a importância histórica de Martha Dantas e Arlete Cerqueira e a dimensão de seus respectivos trabalhos para a criação e a consolidação do Instituto de Matemática da UFBA. Os relatos das demais professoras permitem afirmar que a subjetividade, as emoções e a sororidade foram características importantes na trajetória profissional das agentes construtoras do conhecimento aqui retratadas. A análise dos depoimentos revela que a História da fundação do IMF está profundamente marcada pelas relações de gênero em articulação com outras categorias, particularmente, a classe social. As entrevistadas, na sua maioria, associam a construção de suas identidades de gênero à maternidade, mostrando a permanência desta relação estabelecida deste outras gerações. Também se revelou, de modo marcante, a diferença geracional existente entre as entrevistadas em relação à conciliação das atividades profissionais e atividades familiares; as pioneiras demonstraram “naturalidade” ao dizer que vivenciaram essa conciliação, contando com o apoio de outras mulheres e exercendo a dupla jornada. Não houve por parte delas nenhuma menção sobre a participação dos companheiros. As mais jovens relataram a mesma dinâmica, mas pontuaram a falta de “ajuda” dos companheiros, talvez sinalizando uma tomada de consciência sobre a assimetria dos papéis de gênero no que se refere aos cuidados com a família. Apesar da unanimidade da negação das discriminações de gênero no ambiente de trabalho, os depoimentos revelaram que as docentes eram marcadas pelas suas identidades femininas, muitas vezes de forma pejorativa, no ambiente institucional. Desdobramentos deste estudo incluem novos enfoques de pesquisa que podem revelar, em investigações futuras, por exemplo, a razão da não implantação de um curso de Doutorado no IM/UFBA, como a nova geração de acadêmicas que estão atuando no IM pensa (ou não) sobre a sua identidade de gênero, como as identidades de gênero das docentes atuais se refletem em suas práticas pedagógicas, ou ainda se são problematizadas as questões diferenciadas que cercam a construção das carreiras acadêmicas de homens e mulheres, entre outros questionamentos possíveis.
Analyzing the female massive participation and performance in a mathematics college in Bahia in the 1940’s of the 20th century and the involvement of those women in the articulation and foundation of IMFUBa was the central aim of this study, focusing on the gender implications in the professional trajectory of the founding professors of IMFUBa and of those who succeeded them in consolidating this Institution. The heoretical approach used to achieve the proposed objectives involved the study of: the History of Science with the support of Paolo Rossi and others; the History of Education from studies of Arilda Ribeiro, Tereza Cristina Fagundes, Maria Hilsdorf and others. From the epistemological point of iew, this study was supported by the thoughts of Sandra Harding, Evelyn Fox Keller, Nancy Hartsock, Ruth Hubbard and Donna Haraway. The reflections about Gender and Science of Londa Schienbinger, Ângela Freire de Lima e Souza, Cecilia Sardenberg, Carla Cabral, Lindamir Casagrande, Luzinete Minella, among others, were foundational to the development of the analyses. In this context, the methodological strategies hosen to obtain the information from this study, of qualitative character, included semi-structured interviews, consistent with the idea of the feminist critical studies of giving opportunity for expression to those who are generally ignored by official historiography. Document files of the former Philosophy college, as well as other assets of Universidade Federal da Bahia also onstituted sources of information that allowed the construction of the history entioned here. The data found in the research disclose the fundamental importance of the analysis from the perspective of Gender Studies to understand the historical importance of Martha Dantas and Arlete erqueira in its entirety, and the size of their work for the creation and consolidation of the of the UFBA Mathematics Institute. The reports of the other professors allow us to assert that ubjectivity, emotions and sisterhood were important features in the career of the nowledge construction agents portrayed here. Reports analysis reveals that the IMF oundation history is deeply marked by gender relations in conjunction with other ategories, specially the social class. These women, mostly associate the raise of their gender identities to motherhood, showing the permanence of this relationship established in former generations. Another remarkable disclosure, was the generational difference between the interviewees regarding the reconciliation of professional and Family activities; the pioneers "plainly" talked bout reconciling those activities, and were supported by other women and practicing double shift. None of them ever mentioned the participation of spouses. The younger nes reported the same reality, but emphasized their partners lack of "help", perhaps signaling an awareness of the asymmetry of gender roles concerning Family care. Despite the unanimous denial of gender discrimination at work environment, the reports revealed that female professors were often pejoratively marked by their gender identities. Outspreads of such studies nclude new research focuses that may isclose in future investigations, for example, the reason for not implementing a PhD Graduation in the Mathematics Institute/UFBA, as the ew generation of scholars who are working in the Mathematics Institute think (or not) bout their gender identity, as the gender identities of the current professors reflect on their teaching practices, or if the different issues surrounding the raise of the academic careers of men and women are still troubled, among other possible uestions.
Palavras-chave: Gênero
Matemática
Relações de poder
CNPq: Ciências Humanas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23639
Data do documento: 24-Jul-2017
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