Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23405
Tipo: Dissertação
Título: Sob os olhos do Bonfim: africanos em suas vivências matrimoniais, familiares e sociabilidades na cidade da Bahia nos séculos XVIII e XIX (1750-1810)
Autor(es): Hora, Raiza Cristina Canuta da
Autor(es): Hora, Raiza Cristina Canuta da
Abstract: O estudo sobre os africanos na Cidade da Bahia nos séculos XVIII e início do XIX em suas vivências matrimoniais, familiares e sociabilidades se apresenta como um tema instigante e ainda carente de investigações. A presente dissertação discute casamentos de africanos escravizados e libertos na freguesia de Nossa Senhora da Penha de Itapagipe, localizada na Cidade da Bahia, abrangendo o período de 1760 a 1808. O casamento aqui é utilizado como ponto de partida para a compreensão de modos como a população africana podia se organizar na Salvador setecentista. O intuito foi analisar redes de sociabilidades forjadas por africanos, identificar padrões em suas uniões matrimoniais e possíveis significados dessas uniões através do acompanhamento de algumas trajetórias, compondo assim pequenas biografias. Para a realização deste trabalho foi realizada uma ampla pesquisa em fontes diversificadas como censos; registros eclesiásticos de casamentos, batismos e óbito; livros de patentes, petições e alvarás; livros de societários da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos/Pelourinho; inventários post mortem e testamentos.
Palavras-chave: matrimônio
sociabilidades e Bahia Colonial
Africanos
CNPq: História Social
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23405
Data do documento: 29-Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Raiza.pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.