Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23158
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Prevalência de constipação intestinal em pacientes com obesidade acompanhados no ambulatório de um hospital pediátrico
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Felippi, Renata Serravalle Rocha
Franca, Rita
Silva, Luciana Rodrigues
Marques, Cibele Dantas Ferreira
Autor(es): Felippi, Renata Serravalle Rocha
Franca, Rita
Silva, Luciana Rodrigues
Marques, Cibele Dantas Ferreira
Abstract: Introdução: A constipação intestinal é um problema freqüente na infância assim como a obesidade, que vem crescendo e se tornando um dos maiores desafios para o pediatra. Objetivo: estudar a frequência de constipação intestinal em pacientes obesos pediátricos e descrever suas características clínicas. Metodologia: estudo descritivo no qual 77 crianças atendidas no ambulatório de obesidade do Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira (CPPHO), com idades entre 6 e 17 anos compuseram a amostra. O IMC foi adotado para classificar obesidade e sobrepeso. Os critérios para definir constipação foram baseados nos Critérios de Roma III. Resultados: a prevalência de constipação intestinal foi de 15,5%. Dos 77 pacientes, 12 apresentavam freqüência fecal menor ou igual a 3 vezes por semana, dor ao defecar, fezes endurecidas, pétreas ou em cíbalos, ou presença de sangue. Conclusão: esse estudo mostra que há uma relação importante entre obesidade e constipação. Essa relação é importante pelo alto risco de desenvolver problemas psicossociais e doenças orgânicas como diabetes, hiperlipidemia, hipertensão arterial, esteatohepatite.
Palavras-chave: Constipação intestinal.
Obesidade.
Pediatria.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 13, n. 2, p. 152-155, mai./ago. 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23158
Data do documento: Mai-2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.