Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23067
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Combined effect of Cinnamomum zeylanicum blume essential oil and nystatin on Candida albicans growth and micromorphology
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Castro, Ricardo Dias de
Lima, Edeltrudes de Oliveira
Freires, Irlan de Almeida
Alves, Livia Araújo
Autor(es): Castro, Ricardo Dias de
Lima, Edeltrudes de Oliveira
Freires, Irlan de Almeida
Alves, Livia Araújo
Abstract: Introdução: A combinação entre produtos naturais e antifúngicos sintéticos pode acarretar em uma menor dose individual de cada agente e consequente diminuição dos efeitos adversos e maior sinergismo farmacológico. Objetivo: O presente estudo investigou a atividade antifúngica do óleo essencial (OE) de Cinnamomum zeylanicum Blume sozinho e combinado com nistatina sobre o crescimento e micromorfologia de Candida albicans. Metodologia: Determinou-se a Concentração Inibitória Mínima (CIM), índice de Concentração Inibitória Fracional (FIC) e o efeito do OE sozinho e combinado com nistatina sobre a cinética de crescimento e produção de estruturas de virulência relacionadas tais como pseudohifas e clamidoconídios. Resultados: Quando testados isoladamente, o OE de C. zeylanicum e nistatina apresentaram CIM de 312,5 μg/mL e 64 μg/mL, respectivamente. Quando combinados, os valores de CIM referente ao OE e nistatina diminuíram, respectivamente, para 39 μg/mL e 32 μg/mL. O valor do índice de concentração fracional (FIC) foi de 0,6024, indicando aditividade. Pôde-se observar que, em todas as concentrações, os produtos testados isoladamente e em combinação reduziram o número de UFC/mL a partir de 30 minutos quando comparados ao grupo controle (p<0,0001). Além disso, ambos os produtos sozinhos e combinados inibiram a formação de pseudohifas e clamidoconídios em comparação ao grupo controle. Conclusão: A combinação entre o óleo essencial de C. zeylanicum e nistatina (antifúngico padrão) potencializou o efeito inibitório sobre o crescimento de C. albicans, além disso, reduziu a formação de estruturas morfológicas relacionadas à patogenicidade, tais como pseudohifas e clamidoconídios.
Palavras-chave: Cinnamomum zeylanicum.
Nistatina.
Óleo Essencial.
Produto Natural.
Sinergismo farmacológico.
Candidíase.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v.12, n.2, p.149-156, mai./ago. 2013
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23067
Data do documento: Mai-2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2_v.12_2.pdf716,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.