Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23044
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Suplementação com L-arginina associada ao exercício resistido melhora a força muscular e impede o aumento da glicemia de ratos diabéticos
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Silva, Tharciano Luiz Teixeira Braga da
Mota, Marcelo Mendonça
Fontes, Milene Tavares
Soares, Ana Paula dos Santos
Barreto, André Sales
Marçal, Anderson Carlos
Santos, Márcio Roberto Viana
Autor(es): Silva, Tharciano Luiz Teixeira Braga da
Mota, Marcelo Mendonça
Fontes, Milene Tavares
Soares, Ana Paula dos Santos
Barreto, André Sales
Marçal, Anderson Carlos
Santos, Márcio Roberto Viana
Abstract: Introdução: Diversas terapêuticas têm sido empregadas no controle do diabetes. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da suplementação com L-arginina e do exercício resistido, isolado ou combinado sobre a massa corporal, glicemia e a força muscular de ratos diabéticos. Metodologia: Ratos Wistar foram divididos em 6 grupos: Controle (CON, n = 5), estimulado eletricamente (EE, n = 5), diabético sedentário (DS, n = 5), diabético L-arginina (DL-Arg, n = 5), diabético treinado (DT, n = 5) e diabético treinado + L-arginina (DT + L-Arg, n = 5). O diabetes foi induzido através da administração de aloxano na dose única de 40 mg/kg, i.v., duas semanas antes do início dos protocolos. Foi avaliada a massa corporal, glicemia e a força muscular no início, a cada duas semanas e no final das 6 semanas dos procedimentos experimentais. Resultados: No início do estudo, o DS apresentou um aumento significativo (p < 0,001) da glicemia quando comparado com o CON. Após as 6 semanas de estudo os animais do grupo DT e DT + L-Arg obtiveram um aumento significativo (p < 0,01 e p < 0,001; respectivamente) nos níveis de força quando comparado com o DS. Os animais DT + L-Arg apresentaram uma redução significativa (p < 0,001) da glicemia plasmática ao longo do tratamento quando comparado com o DS. Conclusão: A suplementação com L-arginina associada ao exercício resistido aumenta a força muscular e promove um equilíbrio metabólico em animais diabéticos.
Palavras-chave: Diabetes Mellitus.
Arginina.
Treinamento de resistência.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v.12, n.1, p.89-93, jan./abr. 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23044
Data do documento: Jan-2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
15_v.12_1.pdf504,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.