Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22950
Tipo: Dissertação
Título: Aprendisi: metodologia híbrida de ensino e aprendizagem baseada em problemas/projetos e escuta ativa para formação docente em educação profissional e tecnológica
Autor(es): Virgem, Lígia Alvares Mata
Autor(es): Virgem, Lígia Alvares Mata
Abstract: Os estudos sobre a formação docente em educação profissional e tecnológica têm adquirido lugar de destaque na educação contemporânea, sobretudo no que se refere à atuação com mediação tecnológica e a habilidade da escuta atenta dos professores como forma de contribuição para potencializar as competências dos discentes e construção de conhecimento de forma autônoma. Em virtude disto, o presente trabalho apresenta o contexto da educação profissional e tecnológica no Brasil, amparado pelo arcabouço teórico das metodologias ativas e interativas de ensino e aprendizagem, como a educação progressista, problem based learning, aprendizagem por projeto e o ensino on-line, como também tem fundamentação na teoria da escuta e feedback como base para o ensinar e aprender. O desenho metodológico foi estruturado em três grandes focos: estudo de caso sobre a prática de professor coach na Alemanha, trajetória de aprendizagem e carreira dos docentes do IFBA e desenvolvimento de metodologia de ensino e aprendizagem para formação docente em EPT. A pesquisa obteve como resultados: um artigo da prática do professor coach na Alemanha; um artigo sobre a trajetória de aprendizagem e ensino dos docentes do IFBA; o desenvolvimento da metodologia Aprendinsi composta por um guia de aprendizagem; um caso para ensino baseado em projeto para desenvolvimento de curso de extensão on line e um vídeo tutorial sobre a metodologia.
ABSTRACTS Studies on teacher education in vocational and technological education have acquired a prominent place in contemporary education, especially in what concerns the performance with technological mediation and the ability to listen attentively to teachers as a way to contribute to enhance the skills of students and construction Of knowledge in an autonomous way. As a result, the present work presents the context of professional and technological education in Brazil, supported by the theoretical framework of active and interactive methodologies of teaching and learning, such as progressive education, problem based learning, learning by project and online teaching , But also has a foundation in the theory of listening and feedback as a basis for teaching and learning. The methodological design was structured in three main focuses: a case study on the practice of teacher coaching in Germany, the learning and career path of IFBA teachers and the development of teaching and learning methodology for teacher training in EFA. The research obtained as results: an article of the coach teacher's practice in Germany; An article on the learning and teaching trajectory of IFBA teachers; The development of the Aprendinsi methodology composed of a learning guide; A case for project-based teaching for the development of an online extension course and a video tutorial on the methodology
Palavras-chave: EPT
problem-based learning
aprendizagem por projeto
escuta e feedback
ensino on-line
Instituto Federal da Bahia
Estudos de casos
Ensino Híbrido
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino auxiliado por computador
Ensino profissional
Tecnologia educacional
Professores-formação
CNPq: Ciência Social Aplicada
País: brasil
Sigla da Instituição: EAUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação Multidisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22950
Data do documento: 8-Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PDGS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lígia Alvares Mata Virgem.pdf4,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.