Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22948
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contribuição de tomografia computadorizada de feixe cônico no diagnóstico de lesão maligna de palato mole: relato de caso
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Ribeiro, Leila Brito de Queiroz
Crusoé-Rebello, Iêda Margarida
Campos, Paulo Sérgio Flores
Rocha, Vanessa Álvares de Castro
Autor(es): Ribeiro, Leila Brito de Queiroz
Crusoé-Rebello, Iêda Margarida
Campos, Paulo Sérgio Flores
Rocha, Vanessa Álvares de Castro
Abstract: Introdução: Não obstante ser a utilização da tomografia computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) um método cada vez mais utilizado no diagnóstico do complexo maxilofacial, o carcinoma escamocelular de palato mole é pouco frequente e geralmente assintomático, sendo o diagnóstico desse tipo de lesão um desafio para profissionais da área de saúde. Objetivo: Avaliar as contribuições imaginológicas fornecidas pela tomografia computadorizada do tipo Feixe Cônico (TCFC), com vistas ao diagnóstico de lesões mineralizadas e de tecido mole na região maxilofacial relacionadas ao carcinoma escamocelular de palato mole. Metodologia: Trata-se de um relato de caso clínico que tem como referencial a análise das imagens tomográficas obtidas através do método de TCFC de uma paciente com 42 anos de idade, portadora de carcinoma escamocelular de palato mole. Resultados: No estudo das imagens de TCFC não foram detectadas alterações de tecido mole significativas e sugestivas de lesão maligna. Contudo, foram detectadas alterações de tecido mineralizado, como erosão de cortical óssea associada às unidades dentárias adjacentes à lesão. Conclusão: O método de TCFC é importante na detecção e diagnóstico de lesões mineralizadas da região maxilofacial, porém não fornece informações para o diagnóstico preciso de lesões de tecido mole.
Palavras-chave: Carcinoma de células escamosas
Palato mole.
Feixe-cônico Computadorizado.
Tomografia.
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: R. Ci. med. biol., Salvador, v.11, n.2, p.259-262, mai./set. 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22948
Data do documento: Mai-2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25_v.11_2.pdf171,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.