Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22929
Tipo: Dissertação
Título: Uma arquiteturaparalela baseada na codificação de huffman para otimizaçãode memória em hardware especializado para detecção de intrusão em redes
Autor(es): Freire, Eder Santana
Autor(es): Freire, Eder Santana
Abstract: O projeto de hardware especializado para detecção de intrusão em redes de computadores tem sido objeto de intensa pesquisa ao longo da última década, devido ao seu desempenho consideravelmente maior, comparado às implementações em software. Nesse contexto, um dos fatores limitantes é a quantidade finita de recursos de memória embarcada, em contraste com o crescente número de padrões de ameaças a serem analisados. Este trabalho propõe uma arquitetura baseada no algoritmo de Huffman para codificação, armazenamento e decodificação paralela de tais padrões, a fim de reduzir o consumo de memória embarcada em projetos de hardware destinado à detecção de intrusão em redes. Experimentos foram realizados através de simulação e síntese em FPGA de conjuntos de regras atuais do sistema de detecção de intrusão Snort, e os resultados indicaram uma economia de até 73% dos recursos de memória embarcada do chip. Adicionalmente, a utilização de uma estrutura paralelizada apresentou ganhos de desempenho significantes durante o processo de decodificação das regras.
Palavras-chave: Sistemas Computacionais
Segurança da Informação
Arquitetura paralela
Detecção de intrusão em redes
Field-Programmable Gate Arrays
Otimização de memória
Codificação de Huffman
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22929
Data do documento: 8-Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Eder Santana Freire - Revisão Final.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.