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Tipo: Dissertação
Título: “Escute um pouco seu mestre menina...” - o ambiente gingado e narrado a partir da Capoeira Angola: tecendo conexões entre corpo, cultura e educação ambiental
Autor(es): Schroeder, Anastácia
Autor(es): Schroeder, Anastácia
Abstract: O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar as relações possíveis entre corpo, cultura e ambiente, a fim de pensar uma educação ambiental como práxis corporal e cultural, a partir da capoeira angola. Essas possíveis relações foram levantadas em entrevistas realizadas com Mestres de capoeira angola do estado da Bahia, fundamentadas na História Oral temática. Buscamos tratar as falas considerando os sentidos produzidos no contexto social do tempo presente. Devido à complexidade do universo de saberes dessa manifestação a pesquisa, de abordagem qualitativa, possui uma perspectiva histórica e multirreferencial. Os ‘causos’ narrados por estes Mestres da cultura nos permitiram refletir sobre possibilidades de pensar/fazer uma educação ambiental comprometida com a emancipação humana frente às perversidades do sistema hegemônico econômico e racial. Dos resultados, destacamos a diversidade e amplitude destes conceitos no universo das capoeiras e dos ambientes pesquisados. Corpo e cultura foram tratados como eixos centrais de discussão e de produção de sentido, embora pouco considerados no meio acadêmico. Compreendemos neste trabalho o corpo como histórico, eixo central de relação e conexão com o mundo. A partir dessas considerações, entendemos a cultura como corporal, de maneira contextualizada e relacional aos interesses políticos, econômicos, sociais, raciais e culturais, levando em consideração os aspectos históricos e culturais. Dessa forma, concluímos que precisamos ampliar e diversificar olhares e conhecimentos, valorizar outros saberes na perspectiva de uma formação, e neste caso uma educação ambiental que a partir do corpo e da cultura, aponte para a emancipação humana, econômica, social e racial.
ABSTRACT The present study aimed to identify and analyze the possible relationships involving body, culture and environment, in the light of discerning environmental education as a corporal and cultural praxis, having the Capoeira Angola as a starting point. These possible relationships were raised in interviews conducted with capoeira Masters in the State of Bahia, based on thematic Oral History. The speeches obtained were treated considering the senses produced in the social context of the present time. Due to the complexity of the universe of the understanding, the present study demonstrate, in a qualitative approach, a historical and multi referential perspective. The stories narrated by these Masters of culture allowed us to reflect on the possibilities of thinking / making an environmental education committed to human emancipation confronting the perversities of the hegemonic economic and racial system. Results obtained highlighted the diversity and amplitude of these concepts in the universe of capoeira and the environments surveyed. Body and culture were treated as central axes of the discussion and the promotion of sense, although little consideration is deserved in the academic environment. We understand in this work the body as historical, central axis of relation and connection to the world. From these considerations, we understand the culture as corporeal, contextualized and related to political, economic, social, racial and cultural interests, taking into account historical and cultural aspects. In this way, we conclude that we need to amplify and diversify the way of looking into this subject, valorizing the understanding in the perspective of a formation, and in this case an environmental education that points to human, economic, social and racial emancipation.
Palavras-chave: Ambiente
Educação ambiental
Capoeira Angola
Corpo
Cultura
Environment
Environmet education
Body
Culture
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22494
Data do documento: 12-Mai-2017
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