Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22025
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A Dança dos Blocos, Empresários, Políticos e Técnicos: condicionantes da dinâmica de colaboração interorganizacional do carnaval de Salvador
Autor(es): Cabral, Sandro
Dale, Krane
Dantas, Fagner
Autor(es): Cabral, Sandro
Dale, Krane
Dantas, Fagner
Abstract: Ao analisar a evolução dos processos de colaboração entre entidades públicas e privadas no planejamento e operação do Carnaval de Salvador, dentro de uma perspectiva histórica, propomos alguns fatores que ajudam a explicar a dinâmica de colaboração interorganizacional em megaeventos. Processos interativos envolvendo diferentes agências tornaram-se fundamentais na medida em que o evento cresceu em tamanho, diversidade e complexidade. Para tanto, sob o ponto de vista teórico, utilizamos as lentes das teorias de colaboração interorganizacional e, sob o ponto de vista empírico, utilizamos uma abordagem qualitativa por meio de análise documental e entrevistas em profundidade junto a 13 atores relevantes. Nossas análises apontam que os processos colaborativos para a organização do Carnaval de Salvador estão relacionados com o alinhamento político entre as esferas municipal e estadual, com o grau de centralidade ocupado por alguns atores no processo, com a presença de um corpo técnico detentor do know-how do evento e com elementos de natureza instrumental e simbólica.
Palavras-chave: Colaboração interorganizacional
Megaeventos
Carnaval
Salvador
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: EAUFBA/NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22025
Data do documento: Jan-2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.