Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21886
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Potencialidades do artesanato no desenvolvimento de destinos turísticos criativos e sustentáveis
Autor(es): Brandão, Pamela de Medeiros
Silva, Francisco Raniere Moreira da
Fischer, Tânia Maria Diederichs
Autor(es): Brandão, Pamela de Medeiros
Silva, Francisco Raniere Moreira da
Fischer, Tânia Maria Diederichs
Abstract: Este texto discute o artesanato enquanto indústria criativa com potencial para o desenvolvimento de destinos turísticos sustentáveis, por seu grande valor simbólico e cultural. Trata-se de um estudo teórico com abordagem qualitativa, que sistematiza os principais conceitos tratados na literatura pertinente e terce reflexões baseadas em conjuntos articulados de observações críticas. Utiliza-se uma concepção de artesanato enquanto processo criativo, passível de ser acompanhado e vivenciado. Argumenta-se que o desenvolvimento de destinos turísticos a partir do artesanato contribui para potencializar o turismo criativo, onde, para além de uma fruição passiva, o turista busca experiências de interação com o local. Outrossim, a associação entre artesanato e turismo, assume-se como estratégia capaz de dinamizar a atividade turística e garantir sua sustentabilidade. Esta concepção de turismo criativo é inovadora, constituindo-se num campo fértil para o delineamento de estratégias que visem à diferenciação, agregação de valor e sustentabilidade dos destinos turísticos.
Palavras-chave: Artesanato
Indústrias Criativas
Turismo
Turismo Criativo
Desenvolvimento Sustentável
Editora / Evento / Instituição: Universidade do Algarve, Portugal
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21886
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Potencialidades do artesanato no desenvolvimento de destinos turísticos criativos e sustentáveis.pdf584,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.