Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21625
Tipo: Tese
Título: Prevalência de HIV e de sífilis e seus fatores de risco em pessoas que usam substâncias psicoativas em cidades brasileiras.
Autor(es): Baptista, Cremildo João
Autor(es): Baptista, Cremildo João
Abstract: Introdução: Pessoas que usam substâncias psicoativas (PU-SPAs) representam um grupo importante no monitoramento do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Objetivo: Estimar as prevalências de HIV em cidades do Brasil e identificar seus fatores de risco. Métodos: Os dados são parte da pesquisa intitulada “Taxas de infecção de HIV e sífilis e inventário de conhecimento, atitudes e práticas de risco relacionadas às infecções sexualmente transmissíveis entre pessoas que usam SPAs em 10 municípios brasileiros”, realizado em 2009 pela Fiocruz-Rio de Janeiro com financiamento do Ministério da Saúde. O estudo recrutou participantes utilizando o método Respondent-Driven Sampling (RDS). Foram elegíveis aqueles que tinham pelo menos 18 anos de idade em 2009, de ambos os sexos e que reportassem uso nos seis meses anteriores ao estudo de SPA injetável pelo menos uma vez ou de outra SPA como cocaína, craque, metanfetaminas, heroína ou alucinógenos durante pelo menos 25 dias. Os participantes responderam a um Audio Computer-Assisted Self Interview (ACASI) e realizaram testes sorológicos para HIV e sífilis. A análise de dados foi feita com o auxílio do pacote estatístico STATA 10.0 para Windows com pesos calculados no RDS Analyses Tool (RDSAT 7.1). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Escola Nacional de Saúde Pública, CEP/ENSP 49/09. Resultados: As prevalências de HIV e de sífilis variaram consideravelmente nas cidades estudadas. Fatores de risco identificados para infecção por sífilis em Salvador incluem sexo feminino, idade ≥29 anos, prática de sexo comercial, baixa ou nenhuma autopercepção de risco de infecção e ter ≤9 anos de escolaridade. A prática de sexo comercial, histórico de prisão e nunca ter feito tratamento para o uso de drogas estiveram associados à infecção pelo HIV no Rio de Janeiro. Os resultados das análises são apresentados na forma de três artigos na sessão de resultados.
Palavras-chave: Vírus da imunodeficiência humana
Agentes psicoativos
Vulnerabilidades em saúde
Sifilis
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21625
Data do documento: 10-Mar-2017
Aparece nas coleções:Tese (ISC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.