Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21582
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação de ferramentas de desenvolvimento integrado de produtos no projeto de uma bancada para ensaios de fadiga em materiais plásticos
Autor(es): CAVALCANTI, EBENÉZER SILVA
Autor(es): CAVALCANTI, EBENÉZER SILVA
Abstract: A busca pela competência nas diversas áreas de desenvolvimento de produtos, em face da concorrência cada vez mais acirrada e globalizada, tem levado diversos grupos de trabalho a buscarem uma condição ótima para desenvolver produtos com maior eficácia e rapidez. O processo de desenvolvimento é auxiliado por técnicas e ferramentas de apoio que determinam os passos a serem seguidos para alcançar os objetivos de obter produtos dentro das especificações de projeto englobando todo seu ciclo de vida. Este trabalho buscou avaliar a aplicação de algumas ferramentas de desenvolvimento integrado de produtos, no projeto de uma bancada para ensaios de fadiga em materiais plásticos, onde se destacam características multidisciplinares envolvidas pela mecatrônica. Para destacar os aspectos de aplicabilidade das ferramentas de desenvolvimento integrado, acompanhou-se uma equipe de projeto considerando os princípios e as diretrizes da engenharia simultânea no desenvolvimento da bancada; buscando estabelecer o estado da arte das áreas correlatas além de complementar as informações coletando dados através da opinião dos componentes da equipe de desenvolvimento. Os resultados permitiram estabelecer, dentre as ferramentas escolhidas, aquelas que melhor se adaptam ao projeto mecatrônico em termos de flexibilidade, confiabilidade, simplicidade e completude, dentro de um maior número de domínios diferentes. Entre elas, as ferramentas da Casa da Qualidade (QFD), a síntese funcional e a matriz morfológica destacam-se como ferramentas essenciais para mapeamento de um projeto mecatrônico. O trabalho resultou numa bancada para ensaios de fadiga em materiais plásticos que se caracteriza por realizar múltiplos ensaios simultâneos de fadiga, em uma gama de plásticos empregados na engenharia, permitindo levantar as curvas características tensãodeformação versus número de ciclos de vida (falha) de materiais plásticos.
Palavras-chave: Desenvolvimento de produtos
bancadas para ensaios de fadiga
ferramentas de desenvolvimento integrado de produtos
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21582
Data do documento: 21-Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGM)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.