Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21363
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação das taxas de resposta terapêutica de pacientes portadores de hepatite C submetidos a terapias com antivirais de ação direta de nova geração: revisão sistemática
Autor(es): Sirqueira, Erika Naegel
Autor(es): Sirqueira, Erika Naegel
Abstract: A infecção pelo vírus da Hepatite C (VHC) atinge cerca de 2,35% da população mundial. As terapias antivirais mais eficazes utilizadas no Brasil até 2014/2015 eram a combinação das drogas Interferon Peguilado (PEG-IFN) + Ribavirina (RBV) + Inibidor de Protease de primeira geração (Boceprevir ou Telaprevir). No segundo semestre de 2015, foram introduzidos os Inibidores de Protease de segunda geração (IPSG), o Sofosbuvir e o Daclatasvir. Objetivo: realizar uma revisão sistemática da avaliação das taxas de resposta terapêutica em portadores de VHC submetidos ao tratamento com IPSG, Sofosbuvir e Daclatasvir. Metodologia: pesquisa no MEDLINE/Pubmed e na lista de referências das principais diretrizes clínicas para tratamento do VHC. De acordo com a adequação ao tema, foi feita uma seleção inicial por título e, posteriormente, pela leitura dos resumos. Os artigos escolhidos para leitura na íntegra foram selecionados para revisão final, conforme os seguintes critérios de inclusão: descrição das taxas de resposta terapêutica incluindo os resultados da resposta virológica sustentada (RVS), realizados com seres humanos. 8 artigos foram selecionados para compor este trabalho. Resultados: 63,57% da população estudada nos artigos foi do sexo masculino, na quinta década de vida e 50,9% apresentou o génótipo 1 do VHC. Foi observado que com o uso dos novos antivirais a chance de atingir a RVS aumentou significativamente e que o número de recidivas e de ocorrências de eventos adversos graves caiu. Nos pacientes cirróticos, apesar de ter aumentado a taxa de RVS ainda estão abaixo das taxas de pacientes não-cirróticos. Conclusão: Os antivirais de ação direta de nova geração (Sofosbuvir, Daclatasvir e Simeprevir) apresentam uma alta taxa de resposta virológica sustentada.
Palavras-chave: Hepatites virais
Hepatite C
Terapia com antivirais de ação direta
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21363
Data do documento: 8-Fev-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erica Naegel Siqueira.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.