Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21142
Tipo: Dissertação
Título: Adaptação do Edifício do Antigo Colégio Marista à sede da Reitoria do IFBA
Autor(es): Rocha, Aline dos Santos
Autor(es): Rocha, Aline dos Santos
Abstract: O presente estudo trata da proposta de intervenção visando à adaptação do antigo Colégio Marista, localizado no bairro do Canela, em Salvador, em Sede da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). O edifício é tombado, em caráter provisório, desde 2008, pelo Governo do Estado. Tal fato é questionável, pois o edifício não possui grande valor artístico ou histórico, entretanto se caracteriza pelo valor simbólico que representa para um grupo restrito da sociedade, representado pela Associação de Pais e Mestres do Colégio Marista de Salvador (Apamema). Com a compra do imóvel pelo Ifba, a Reitoria deste Instituto começou a ocupar o espaço em 2010, a fim de suprir a nova estrutura do Órgão, da qual a Reitoria faz parte. Com o objetivo de atender a esta demanda, esse projeto propõe a recriação do edifício e de seus espaços externos, procurando remeter às características da tipologia escolar e do bairro, bem como valorizar os elementos peculiares ao período de transição entre a Arquitetura Tradicional e a Arquitetura Moderna, já que o imóvel sofreu diversas intervenções ao longo dos anos, que contemplaram diferentes conceitos da Arquitetura.
Palavras-chave: Patrimônio cultural
IFBA
Colégio Marista
Refuncionalização
CNPq: Arquitetura, Urbanismo, Planajento Urbano
País: brasil
Sigla da Instituição: MP-CECRE UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos - MP-CECRE UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21142
Data do documento: 26-Dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (MP/CECRE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
02. Trabalho final Aline dos Santos Rocha.pdf68,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.