Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21141
Tipo: Dissertação
Título: Projeto de restauração da Casa-Grande da Fazenda Cachoeira do Taepe: o edifício e a unidade agropastoril
Autor(es): Muraro, Carmen Lucia
Autor(es): Muraro, Carmen Lucia
Abstract: A Fazenda Cachoeira do Taepe, localizada no agreste setentrional do Estado de Pernambuco, Brasil, foi estabelecida, provavelmente, a partir da doação de terra em regime de sesmaria durante o século XVIII, a integrantes da família Arruda, portugueses atraídos para a região pela política de ocupação do território da colônia lusa de além-mar. Desde a sua fundação, a propriedade rural permaneceu dedicada à pecuária. Durante o século XX, diversificou essa atividade com o cultivo e beneficiamento de algodão. Essas atividades produtivas podem ser percebidas pela permanência de pequeno rebanho bovino, da casa-grande, morada do proprietário da Fazenda e sede do empreendimento rural, do açude, do curral, dos cochos, do antigo galpão de depósito de algodão. O presente trabalho objetiva a preservação cultural desta unidade rural e foi elaborado em duas perspectivas: a primeira está voltada para a recuperação da casa-grande (bem cultural tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), construída com uso da taipa de mão, guarnecimento de terra que preenche as vedações de pau a pique do sistema estrutural autoportante de madeira, assente parte sobre o solo e parte sobre base de pedra argamassada com barro. Consiste de proposta que pretende responder aos aspectos apontados pelo diagnóstico conclusivo elaborado previamente. A segunda abordagem é a que procura identificar e propor estímulos às potencialidades da Fazenda, no que se refere a usos e sustentabilidade.
Palavras-chave: Preservação cultural
Fazenda
Casa-grande.
Taipa de mão
Recuperação
Potencialidades
CNPq: Arquitetura, Urbanismo, Planajento Urbano
País: brasil
Sigla da Instituição: MP-CECRE UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos - MP-CECRE UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21141
Data do documento: 26-Dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (MP/CECRE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOVO.Trabalho Final Carmen Lucia Muraro. Revisado.pdf40,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.