Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20899
Tipo: Tese
Título: Disfunção temporomandibular : prevalência e efeitos da terapia laser de baixa potência na dor miofascial crônica
Autor(es): Cardoso, Lorena Marcelino
Autor(es): Cardoso, Lorena Marcelino
Abstract: Introdução: A dor miofascial (DMF) é uma disfunção muscular que é causa difundida de dor e comumente ignorada pelos profissionais de saúde. Sua prevalência entre os pacientes atendidos em clínica médica geral e de especialidades varia de 21% a 93%, sendo comumente encontrada na investigação diagnóstica da cefaleia, da dor lombar, cervical e de ombro, assim como, também constitui um dos subgrupos diagnósticos das disfunções temporomandibulares (DTMs). Seu diagnóstico é eminentemente clínico, no qual o exame físico é soberano. Objetivo: Identificar a prevalência de DTM em pacientes de clínica de dor e avaliar os efeitos da terapia laser em pacientes com DMF em DTM. Metodologia: O presente estudo foi realizado em duas etapas, a primeira, constituiu-se em levantamento baseado nos prontuários do Hospital Universitário Professor Edgar Santos – HUPES, objetivando o perfil dos pacientes com dor atendidos no seu Serviço de Dor e, a segunda, triagem, através do Índice Anamnésico de Fonseca e exame físico, para pacientes portadores de DTM miofascial para a etapa experimental. A segunda etapa, um ensaio clínico, simples cego e placebo controlado, versou sobre os efeitos da terapia laser no tratamento de portadores de DTM miofascial crônica. Como ferramentas avaliativas foram empregados: questionário de qualidade de vida sf-36, escala de ansiedade e depressão (HAD), escalas visual anlógica (EVA) e numérica (EN) de dor, algometria de pressão, eletromiografia de superfície (EMGs) e imagem por termografia infravermelha. Resultados: O percentual dos pacientes portadores de DMF com indícios de DTM (8,3%) é superior ao percentual geral do serviço (5,8%), evidenciando casos subdiagnosticados. Em relação ao ensaio clínico com terapia laser nos pacientes com DTM miofascial, o questionário sf-36 não apresentou mudança significativa do quadro inicial e, em relação à escala HAD, detectou-se um nível de ansiedade discretamente reduzido durante a terapia. A terapia laser promoveu redução na EN (p=0,016), melhoria na algometria de pressão (p= 0,010, masseter, e p=0,028, temporal) e melhoria na EMGs dos músculos estudados (p<0,002, para ambos grupos musculares, nas condições de contração isométrica e relaxamento). As imagens por infravermelho evidenciam assimetrias térmicas, no entanto, não foram esclarecedoras quando se trabalhou com diferenças térmicas durante o tratamento. Conclusão: O laser, nos parâmetros empregados neste estudo, foi efetivo em relação à promoção de analgesia e melhoria no desempenho muscular, do masseter e temporal anterior, nas situações de contração isométrica voluntária máxima e no relaxamento.
Palavras-chave: Dor crônica.
Síndrome da dor miofascial
Disfunção temporomandibular. T
Terapia a laser.
Terapia a laser de baixa intensidade.
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20899
Data do documento: 25-Out-2016
Aparece nas coleções:Tese (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Lorena_.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.