Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20883
Tipo: Dissertação
Título: Acessibilidade a edifícios históricos de interesse turístico por pessoas com mobilidade reduzida: um estudo de exemplos representativos situados na rota acessível do centro histórico de Salvador
Autor(es): Reis, Rosana Santana do
Autor(es): Reis, Rosana Santana do
Abstract: Acessibilidade, arquitetura inclusiva e direitos das pessoas deficientes são questões cada vez mais discutidas pela sociedade atual. A pessoa com deficiência, notadamente aquela que possui dificuldade de locomoção, tem direito à prática do Turismo e ao acesso à cultura e ao patrimônio, livre de barreiras arquitetônicas. A presente pesquisa tem como tema Acessibilidade a edifícios históricos de interesse turístico por pessoas com mobilidade reduzida: um estudo de exemplos representativos situados na Rota Acessível do Centro Histórico de Salvador. Possui como objetivo principal identificar as barreiras arquitetônicas mais comuns que se apresentam em edifícios históricos de interesse turístico, por meio da discussão teórica e análise de exemplos localizados na Rota Acessível do Centro Histórico de Salvador, verificando-se as adequações mais indicadas para permitir a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida a esses edifícios de maneira compatível com a preservação do patrimônio. O método utilizado para análise da acessibilidade baseouse na Avaliação Pós-Ocupação (APO). Foram analisados três edifícios históricos inseridos na Rota Acessível do Centro Histórico de Salvador com elevados índices de visitação e uso. A seleção dos edifícios levou em consideração seu grau de proteção legal, uma vez que os edifícios protegidos pela legislação são objeto de critérios mais rigorosos de intervenção. Como técnicas foram utilizadas: entrevistas com os gestores das instituições instaladas nos edifícios analisados, avaliações técnico-funcionais de acessibilidade, questionários e visitas acompanhadas com usuários/visitantes. A pesquisa demonstrou que as edificações se encontram não adaptadas ou parcialmente adaptadas, necessitando se adequar à legislação brasileira. Conclui-se que conjuntos e edifícios de valor histórico são usualmente adaptados ao uso turístico e o acesso livre e seguro deve ser garantido às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, por meio da adequação dessas edificações aos critérios técnicos determinados pelas Normas Brasileiras que tratam de acessibilidade, sem, contudo, contrariar os parâmetros da conservação e restauro do patrimônio aceitos na atualidade.
Palavras-chave: Acessibilidade
Patrimônio
Edifícios históricos
Turismo
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20883
Data do documento: 18-Out-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Rosana Reis.pdf8,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.