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Tipo: Tese
Título: O sabor dos saberes e a poiésis das merendeiras escolares: experiências limiares na cultura e nas itinerâncias epistêmicoexistenciais das estudantes do Curso Técnico em Alimentação Escolar do IFBA
Autor(es): Reis, Leonardo Rangel dos
Autor(es): Reis, Leonardo Rangel dos
Abstract: A presente tese é resultado de uma pesquisa no campo da Educação, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. O estudo tem a tradição filosófica, antropológica e sociológica como base da sua configuração epistemológica e emerge em meio aos temas que vêm contribuindo na compreensão dos processos de subjetivações. A partir de uma metodologia etnológica, a presente pesquisa se debruça sobre as artes de nutrir. De forma mais apurada, se detém nos processos formativos das merendeiras escolares. Assim, procuramos compreender de que modo a subjetividade vem sendo problematizada e quais suas implicações na vida/formação através da relação entre educação e alimentação. Desse modo, a investigação delineou-se a partir de dois campos de força ou linhas de tensão: uma de caráter mais geral, centrada na crítica cultural e na dicotômica relação estabelecida entre natureza e cultura, e, outra, centrada no estudo de um caso específico: as estudantes do Curso Técnico de Alimentação Escolar, do Instituto Federal da Bahia – IFBa. A partir da clivagem em apreço e pelas peculiaridades do objeto em questão, vimos surgir todo um panorama do que passamos a chamar de experiências limiares. Com isso, pudemos ressaltar a capacidade de transformação e ultrapassagem que as experiências comportam, mesmo quando acreditamos estarem imersas e emparedadas pelos códigos e esquemas do poder e disciplina. Então, também se buscou ressaltar toda uma conjuntura em que os processos formativos e as práticas curriculares podem ser melhor compreendidos a partir das próprias experiências de transgressão e das inelidíveis artes de nutrir, enquanto um dos imperiosos processos vitais, que, em se fazendo, cria ambientes, como o da cozinha.
Abstract This thesis is the result of a research in the field of education, developed as part of the PostGraduate Program in Education of the Federal University of Bahia. The study has the philosophical, anthropological and sociological tradition as the basis of its epistemological setting and emerges among the issues that have been contributing in the understanding of the subjectification processes. From an ethnological methodology, this research focuses on the nurture arts. In a more accurate way, it concentrates in the formative processes of school cooks. So, we try to understand how the subjectivity has been problematized and what are its implications in the life/formation through the relationship between education and feeding. Thus, the research was outlined from two force fields or power lines: one of a more general character, centered on the cultural criticism and in the dichotomous relationship established between nature and culture, and another focused on an specific case study: the students of the Technical Course in School Feeding of the Federal Institute of Bahia - IFBa. From the cleavage of the case and the peculiarities of the object under study, we came across a whole program of what we now call thresholds experiences. Thus, we were able to emphasize the transformation capacity and bridging that the experiences admit, even when we believe they are immersed and walled by the codes and power schemes and discipline. So, we also sought to highlight a whole conjuncture in which the formative processes and the curriculum practices may be better understood from their own experiences of transgression and the incontestable arts of nurturing, as one of the compelling life processes, which, in the making, creates environments, such as the kitchen.
Résumé Cette thèse est le résultat de la recherche dans le domaine de l’éducation, développé dans le cadre du Programme d’Études Supérieures en Éducation de l’Université Fédérale de Bahia. L’étude possède la tradition philosophique, anthropologique et sociologique comme base de son cadre épistémologique et émerge parmi les questions qui ont contribué à la compréhension des processus de subjectivités. À partir d’une méthodologie ethnologique, cette recherche se concentre sur les arts pour nourrir. De façon plus précise, on s’arrête en particulière dans les processus de formation des cuisinières scolaires. Donc, on essaye de comprendre comment la subjectivité a été problématisée et quelles sont ses implications dans la vie/formation à travers de la relation entre éducation et nourriture. Ainsi, la recherche, elle est décrit à partir de deux champs de force ou lignes de tension: l’un á caractère plus général, centrées sur la critique culturelle et la relation dichotomique établie entre nature et culture, et l’autre centrée sur une étude de cas spécifique: les étudiantes du Cours Technique en Alimentation Scolaire de l’Institut fédéral de Bahia - IFBa. Dès la scission du cas et des particularités de l’objet en question, on voit la naissance d’un panorama qu’on passera à appeler d’expériences limites. Ainsi, on peut mettre en évidence la capacité de transformation et de passage que les expériences comportent, même quand on les croit plongés et fortifiées par les codes et les schémas du pouvoir et de la discipline. Donc également on a cherché à mettre en évidence tout un entourage dans lesquels les processus de formation et de pratiques pédagogiques peuvent être mieux compris à partir des mêmes expériences de transgression et des indélébiles arts de nourrir, comme l’un des impérieux processus de la vie, qui, en se faisant, crée milieux, tel que celui de la cuisine.
Palavras-chave: Merendeiras - Formação
Subjetividade
Educação
Nutrição
Experiência
Currículo
Education and feeding
Thresholds experiences
Curricular knowledge
Curriculum
Formation
Éducation et l'alimentation
Expériences limites
Connaissances circulaire
Curriculum
Formation
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20692
Data do documento: 26-Set-2016
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