Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20296
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da educação superior: estudo dos sistemas no Brasil e na Colombia
Autor(es): Forero Castillo, Jacqueline
Autor(es): Forero Castillo, Jacqueline
Abstract: A pesquisa, de tipo exploratório e descritivo, visa a analisar os sistemas de avaliação da educação superior do Brasil e da Colômbia, a partir da revisão documental de fontes primarias como documentos impressos (livros, artigos e normas), eletrônicos (livros, artigos, normas e sites institucionais) e audiovisuais (conferências). Para tanto, tomaram-se os sistemas de avaliação da educação superior do Brasil: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e Avaliação do Sistema Nacional de Pós-graduação SNPG, assim como os sistemas de avaliação da educação superior da Colômbia: Sistema de Segurança da Qualidade da Educação Superior (SACES) composto pelo Sistema Nacional de Acreditação (SNA) e o Registro Qualificado. Para o desenvolvimento da pesquisa se definiu como objetivo geral analisar os sistemas de avaliação da educação superior do Brasil e da Colômbia e como objetivos específicos caracterizar os sistemas de educação superior dos dois países, descrever os sistemas de avaliação do Brasil e da Colômbia e por último estabelecer as semelhanças e diferenças existentes entre os sistemas nacionais de avaliação do Brasil e da Colômbia. Os resultados obtidos revelaram que a educação superior do Brasil e da Colômbia têm caraterísticas similares e certamente especificidades na sua forma de aprendizagem e ensino. Os sistemas de avaliação são concebidos de forma diferente nos dois países, pois no Brasil se desenvolvem dois sistemas de avaliação independentes, um para as Instituições e Cursos de Graduação (SINAES) e outro para os programas de pós-graduação (avaliação do SNPG), enquanto que na Colômbia o Sistema de Segurança de Qualidade da Educação Superior (SACES) integra o Registro Qualificado (verificação de condições básicas de qualidade de programas acadêmicos) e o Sistema Nacional de Acreditação – SNA (Alta qualidade). Igualmente logrou-se estabelecer critérios de comparação entre os sistemas de avaliação dos dois países, tais como: modelo (estabelece a origem, tipos de avaliação, princípios e elementos de avaliação), estrutura (identifica os componentes de cada sistema assim como os momentos da avaliação, os atos credenciários e a sua vigência) e instrumentos (insumos dos quais se abastecem os sistemas de avaliação) com o fim de determinar as semelhanças e diferenças nos dois países. Igualmente se destacam as lições oferecidas pelas experiências em avaliação da educação dos dois países.
RESUMEN La investigación de tipo exploratoria y descriptiva, busca analizar los sistemas de evaluación de la educación superior de Brasil y Colombia, a partir de la revisión documental de fuentes primarias como documentos impresos (libros, artículos y normas), electrónicos (libros, artículos, normas y páginas institucionales) y audiovisuales (conferencias). Para ello, se abordaron los sistemas de evaluación de educación superior de Brasil: Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (SINAES) y Evaluación del Sistema Nacional de Postgrados SNPG; así como los sistemas de evaluación de educación superior de Colombia: Sistema de Aseguramiento de la Calidad de Educación Superior (SACES) compuesto por el Sistema Nacional de Acreditación (SNA) y el Registro Calificado. Para el desarrollo de la investigación se definió como objetivo general analizar los sistemas de evaluación de educación superior de Brasil y Colombia, y como objetivos específicos caracterizar los sistemas de educación superior de los dos países, describir los sistemas de evaluación de Brasil y de Colombia, y por último establecer las semejanzas y diferencias existentes entre los sistemas nacionales de evaluación de Brasil y Colombia. Los resultados obtenidos revelaron que la educación superior de Brasil y de Colombia tiene características similares y ciertamente especificidades en su forma de aprendizaje y enseñanza. Los sistemas de evaluación son concebidos de forma diferente en los dos países, puesto que en Brasil se desarrollan dos sistemas de evaluación independientes, uno para las instituciones y programas de pregrado (SINAES) y otro para los programas de postgrados (Evaluación del SNPG), mientras que en Colombia el Sistema de Aseguramiento de la Calidad de la Educación Superior (SACES) integra el Registro Calificado (Verificación de condiciones básicas de calidad de programas académicos) y el Sistema Nacional de Acreditación – SNA (Alta calidad). Igualmente se logró establecer criterios de comparación entre los sistemas de evaluación de los dos países, tales como: modelo (establece el origen, tipo de evaluación, principios y elementos de evaluación), estructura (identifica los componentes de cada sistema así como los momentos de evaluación, los actos administrativos y su vigencia) e instrumentos (insumos de los cuales se abastecen los sistemas de evaluación), a partir de los cuales se determinaron semejanzas y diferencias. Igualmente se destacan las lecciones dadas por la experiencia en evaluación de la educación superior de los dos países. Palabras
Palavras-chave: Educação superior
Qualidade
Avaliação
Sistemas e modelos de avaliação
Instituições de educação superior
Cursos
Programas acadêmicos
Educación superior
Calidad
Evaluación
Sistemas e modelos de evaluación
Instituciones de educación superior
Programas académicos
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20296
Data do documento: 8-Set-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pdf. final.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.