Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20171
Tipo: Dissertação
Título: Caracterização de anticorpos monoclonais contra Rotavirus bovino e suas aplicações como ferramenta de diagnóstico
Autor(es): Beck, Patrícia Araújo
Autor(es): Beck, Patrícia Araújo
Abstract: O Rotavírus, pertencente à família Reoviridae, é o maior agente etiológico de diarréias agudas em bovinos. O vírus é não envelopado, de simetria icosaédrica e possui capsídeo duplo constituído pelas proteínas estruturais VP1, 2, 3, 4, 6 e 7. O objetivo deste trabalho foi a caracterização dos anticorpos monoclonais (AcM) produzidos contra Rotavírus bovino para sua aplicação como ferramenta de diagnóstico, utilizando as técnicas de Isotipificação, Dot-blot, Western-blot, Imunofluorescência indireta (IFI) e ensaio imunoenzimático (ELISA). A caracterização imunoquímica demonstrou que todos os AcM (1G5, 4F7, 1E12, 4F3 e 3C12) foram do isotipo IgG2a, com cadeia leve . Através da técnica de Dot-blot, os AcM 1G5, 4F7, 1E12, 4F3 detectaram antígenos do Rotavírus e apenas dois AcM (1E12 e 4F3) reconheceram proteínas virais pela técnica de Western-blot. Os cinco AcM reagiram positivamente na técnica de IFI e, também, foram capazes de detectar antígeno viral nas amostras fecais, pela técnica de ELISA de captura. Desta forma, foi possível identificar dois grupos de AcM: um formado pelo 4F7, 1E12 e 1G5 que tiveram resultados animadores para seu uso na detecção de antígeno viral em fezes, e outro pelos AcM 4F3 e 3C12, que podem ser usados para detectar antígeno viral em culturas de células através de IFI. Portanto, a caracterização imunoquímica dos AcM mostra o seu possível uso como ferramenta no diagnóstico das rotaviroses em bovinos.
Palavras-chave: Anticorpos monoclonais
Rotavírus
Caracterização
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Imunologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20171
Data do documento: 29-Ago-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_ Patrícia Araújo Beck.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.