Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20050
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O Sistema de Banco de Dados Geoquímicos Georreferenciados: SBDGG/NEA/UFBA
Autor(es): Lago, Joaquim Bonfim
Sampaio, Eduardo Magalhães
Hadlich, Gisele Mara
Celino, Joil José
Queiroz, Antônio Fernando de Souza
Autor(es): Lago, Joaquim Bonfim
Sampaio, Eduardo Magalhães
Hadlich, Gisele Mara
Celino, Joil José
Queiroz, Antônio Fernando de Souza
Abstract: O Sistema de Banco de Dados Geoquímicos Georreferenciados (SBDGG) para uso dos cientistas da área das geociências, é uma ferramenta facilitadora para visualização rápida e espacial de informações geoquímicas coletadas em determinadas áreas, a maioria das atividades que são realizadas envolvem o uso de uma base de dados. Pela necessidade de organizar dados geoquímicos dos pesquisadores do Núcleo de Estudos Ambientais (NEA) e do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (Pospetro), do Instituto de Geociências (IGEO), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), criou-se esse Sistema e o modelo relacional foi o escolhido para essa concepção por ser o mais adequado para armazenar os tipos de dados propostos. Ele é acessado pela WEB, permitindo acessos simultâneos e de diferentes locais. O SBDGG permite a introdução de dados com georreferenciamento (UTM-WGS-84), relacionados a diversos parâmetros da geoquímica orgânica e inorgânica, obtidos a partir de diferentes matrizes ambientais (como sedimentos, solos, vegetação etc.).
Palavras-chave: sistema de banco de dados
geoquímica
dados georreferenciados
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Citação: LAGO, J. B. ; SAMPAIO, E. M. ; HADLICH, G. M. ; CELINO, J. J. ; CELINO, J. J. ; QUEIROZ, A. F. S. . O Sistema de Banco de Dados Geoquímicos Georreferenciados: SBDGG/NEA/UFBA. Cadernos de Geociências, v. 10, p. 158-162, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20050
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (POSPETRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Repositório 2.pdf121,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.