Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19976
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O que as crianças têm a nos contar?: o desenvolvimento do discurso narrativo e o imaginário nas narrativas de crianças de quatro e cinco anos.
Autor(es): Guimarães, Juliana Martins
Autor(es): Guimarães, Juliana Martins
Abstract: Este estudo monográfico buscou conhecer as narrativas de crianças de quatro e cinco anos de uma escola municipal de Salvado, relacionando-as aos estudos sobre o desenvolvimento do discurso narrativo e sobre o imaginário infantil. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica e uma pesquisa de campo. Para o estudo de natureza bibliográfica usamos Perroni (1983;1992) para falar do desenvolvimento do discurso narrativo na criança, já para tratar sobre o imaginário, buscamos autores como Held (1980), Postic (1993), Soares (2012), Bettelheim (2013) e Corso e Corso (2006). Tomamos como base a Etnopesquisa crítica, apresentada por Macedo (2004) para a coleta de informações no campo de pesquisa. Utilizamos a observação participante, o diário de campo, gravações de áudios e vídeos. A análise das informações contidas na narrativas das crianças, sugere uma aproximação à pesquisa de Perroni (1992) apesar de se desenvolver em épocas e contextos diferentes. Além de reafirmar a importância de alimentar e exercitar o imaginário infantil através de apreciação e construção de narrativas.
Palavras-chave: Discurso narrativo
Imaginário
Histórias
Narrativas
Fantástico
Fantasia
Criança
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19976
Data do documento: 3-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O QUE AS CRIANÇAS TÊM A NOS CONTAR.pdf414,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.