Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19785
Tipo: Dissertação
Título: Análise socioambiental do processo produtivo do minério bentonita no distrito de pradoso: Vitória da Conquista-BA
Autor(es): Jesus, Roberta Batista de.
Autor(es): Jesus, Roberta Batista de.
Abstract: Esta pesquisa buscou analisar as transformações socioambientais advindas do processo produtivo do minério bentonita no Distrito de Pradoso, localizado no município de Vitória da Conquista- BA. A fundamentação teórico-conceitual baseia-se, principalmente, no conceito de espaço, organização socioespacial e problemática socioambiental. Para alcançar os objetivos propostos houve o levantamento de dados em órgão públicos e outras instituições ligadas ao distrito, entrevistas com representantes do Poder públicos, da empresa mineradora e da comunidade. Foram ainda aplicados questionários aos moradores do distrito no intuito de verificar a percepção destes em relação aos efeitos da atividade de mineração em seu dia a dia. Além disso, foram feitas observação em campo registrada através de imagens. Após a análise dos dados, pode-se verificar que apesar de recente, a mineração já traz mudanças para o distrito, impondo novas dinâmicas ao espaço. À medida que a empresa mineradora estabelece sua organização socioespacial, conflitos socioambientais são identificados. A pesquisa também revelou que a comunidade não está alheia a presença da mineração, alguns enfatizam seus aspectos positivos, mas a maioria preocupa-se com os aspectos negativos no desenvolvimento da atividade.
Palavras-chave: Espaço
Bentonita
Pradoso
Percepção ambiental
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19785
Data do documento: 22-Jul-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (POSGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberta Batista de Jesus.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.