Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19737
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação física para além da sala de aula: análise de uma prática pedagógica em um ambiente de empresa
Autor(es): Moreira, Graziele Silva
Autor(es): Moreira, Graziele Silva
Abstract: Este trabalho tem como objeto de estudo a proposta pedagógica do programa SESI Ginástica na Empresa. Nosso desafio foi identificar as contradições que estão inseridas na prática pedagógica do Serviço Ginástica na Empresa/Programa Lazer Ativo oferecido pelo Serviço Social da Indústria – SESI aos trabalhadores da indústria. Para tal fizemos uma análise de conjuntura sobre a criação do SESI para entendermos em que condições o mesmo foi criado e qual o verdadeiro papel ele cumpre atualmente na sociedade. Num segundo momento foi realizada uma discussão sobre formação humana, trabalho e capital, categorias importantes para o entendimento das relações do homem com o trabalho, dentro das especificidades do sistema capitalista. Em um terceiro momento, fizemos uma breve exposição do nosso objeto de estudo; O Programa SESI Ginástica na Empresa – SGE. Apresentamos a Ginástica Laboral Convencional, abordando seu histórico, suas características e sua finalidade. A partir daí, exploramos o programa SGE em sua totalidade, identificando o seus objetivos, suas características, seus conteúdos, seu público alvo e sua metodologia. Já no capítulo 4, a partir das bases já garantidas neste trabalho, retornamos à prática educativa SGE, agora sob uma análise crítica, a partir das categorias objetivo/avaliação (do trabalhador, do SESI e da indústria), conteúdo/método, tempo/espaço e qualidade de vida/necessidade do trabalhador. Por fim apresentamos as contradições encontradas na prática educativa do Serviço Ginástica na Empresa/Programa Lazer Ativo oferecido pelo Serviço SESI aos trabalhadores da indústria, como: há avanços e estagnação do SGE em relação à GL convencional, o SGE não cumpre o objetivo a que se propõe, por sua proposta ser direcionada as causas e não as consequências do problema da qualidade de vida do trabalhador e o programa, assim como o próprio SESI, serve como estratégia para obtenção de um consenso em relação ao modelo de produção atual.
Palavras-chave: Prática pedagógica
Ginástica laboral
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: LEPEL - Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19737
Data do documento: 21-Jul-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.