Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19718
Tipo: Tese
Título: Formação de professores e crise estrutural do capital: a necessidade histórica de uma formação para a transição de modo de produção e reprodução da vida
Autor(es): Alves, Melina Silva
Autor(es): Alves, Melina Silva
Abstract: A presente pesquisa foi constituída a partir da necessidade de disputarmos a direção da formação de professores, uma vez que consideramos essencial, para a disputa dos rumos mais gerais da formação humana, a formação de professores engajados à luta pela elevação do padrão cultural da classe trabalhadora. Orientados por esta perspectiva, apresentamos como objeto de estudo específico a formação de professores de Educação Física. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental a partir da referência do materialismo histórico-dialético e apresentamos como objetivo contribuir teoricamente para o desenvolvimento de uma tendência de formação de professores de Educação Física cujo lastro formativo se opusesse diametralmente ao processo de produção e reprodução do capital e que contivesse em si parâmetros teórico-metodológicos capazes de contribuir com a necessidade de transição de modo de produção e reprodução da vida. Após analisarmos as mediações entre a crise estrutural do capital, a mundialização da educação e a formação de professores a partir da contradição entre forças produtivas e relações de produção e de apresentarmos as tendências pedagógicas que sustentam a direção da formação de professores de Educação Física no Brasil, indicamos possibilidades de essência para o desenvolvimento de parâmetros teórico-metodológicos para a formação de professores de Educação Física considerando a categoria da transição e as experiências de pedagogias socialistas/de inspiração socialista como fundamentais. Concluímos que tais parâmetros teórico-metodológicos encontram referência na defesa do projeto histórico de sociedade socialista, da concepção de formação omnilateral, da docência como central ao projeto de formação de professores, da licenciatura ampliada como forma mais avançada de organização do projeto de formação em Educação Física, do método dialético como necessidade para o trato com o conhecimento clássico, da unidade metodológica como necessária para dar coesão ao trabalho do coletivo de professores, da cultura corporal como objeto de estudo mais avançado para a explicação da realidade e do desenvolvimento do pensamento teórico e da autodireção como fundamentais ao desenvolvimento da compreensão dos trabalhadores enquanto classe para si.
ABSTRACT This research was constituted from the need to dispute the direction of teacher formation since we consider a teacher formation engaged in the struggle for raising the cultural standard of the working class essential for the dispute of the general course of human development. Guided by this approach we present as a specific object of study the formation of Physical Education teachers. A bibliographic and documentary research from the reference of dialectical and historical materialism is presented with the aim to theoretically contribute to the development of a tendency in formation of Physical Education teachers whose formative ballast is diametrically opposed to the process of production and reproduction of capital and which contained itself theoretical and methodological parameters that contribute with the need for mode of production and reproduction of life transition.After reviewing the mediations between the structural crisis of capital, the mundialization of education and teacher formation starting from the contradiction between productive forces and relations of production and after presenting what are the pedagogical tendencies that support the direction of formation of Physical Education teachers in Brazil, we indicated the possibilities in essence for the development of theoretical and methodological parameters for the formation of Physical Education teachers considering the category of transition and the experiences of socialist/socialist inspired pedagogiesas fundamental. We conclude that such theoretical and methodological parameters are referenced in the defence of thesocialist society historical project, the conception of omnilateral formation, teaching as central to teacher formation project, the broad licentiate as a more advanced form of organization in a project of formation in physical education, the dialectical method as a need to deal with the classical knowledge, the methodological unity as necessary means to give cohesion to the work of the group of teachers, the corporal culture as the more advanced study subject for the explanation of reality and the development of theoretical thinking and self-direction as fundamentals to the development of the understanding of the workers as a class for itself
RESUMEN La presente investigación se ha llevado a cabo ante la necesidad de discutir la dirección de la formación permanente del profesorado una vez que consideramos como substancial para hacer frente a la disputa por los rumbos generales de la formación humana, la formación del profesorado comprometido con la lucha por la elevación de las condiciones y del nivel cultural de la clase trabajadora. Orientados por esta perspectiva presentamos como objeto de estudio específico la formación del profesorado de Educación Física. Hemos realizado un estudio bibliográfico y documental tomando como referencia el materialismo histórico dialéctico y presentamos como objetivo contribuir teóricamente para el desarrollo de una tendencia de formación del profesorado de Educación Física cuya base formativa se opusiera diametralmente al proceso de producción y reproducción capitalista y que además incluya parámetros teórico y metodológicos capaces de contribuir con la necesidad de transición del modo de producción y reproducción de la vida. Después de analizar las mediaciones entre la crisis estructural del capitalismo, la mundialización de la educación y la formación del profesorado (a partir de la contradicción entre fuerzas productivas y relaciones de producción ) y presentar las tendencias pedagógicas que sostienen el rumbo de la formación del profesorado de Educación Física en Brasil, hemos indicado las posibilidades esenciales para el desarrollo de parámetros teórico y metodológicos para la formación del profesorado de Educación Física considerando la categoría de la transición y las experiencias de las pedagogías socialistas /de inspiración socialista como fundamentales. Para finalizar, hemos concluido que tales parámetros encuentran referencia en la defensa del proyecto histórico de sociedad socialista, de la concepción de formación omnilateral de la docencia como eje central del proyecto de formación del profesorado, de la licenciatura amplia como forma más avanzada de organización del proyecto de formación en la Educación Física, del método dialectico como necesidad para el trato con el conocimiento clásico, de la unidad metodológica como necesidad para obtener cohesión en el trabajo del colectivo de profesores, de la cultura corporal como objeto de estudio más avanzado para la explicación de la realidad y del desarrollo del pensamiento teórico y de la autodirección como fundamentales al desarrollo de la comprensión de los trabajadores en cuanto clase para sí.
Palavras-chave: Professores de educação física
Formação
Educação física - Estudo e ensino (superior)
Pedagogia crítica
Socialismo e educação
Teacher formation
Physical education
Transition
Theoretical and methodological parameters
CNPq: Educação
Educação física
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19718
Data do documento: 20-Jul-2016
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE DOUTORADO Melina Silva Alves UFBA.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.