Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19590
Tipo: Dissertação
Título: Efeito do glicerol como aditivo para resistência à corrosão do revestimento de zinco obtido através de eletrodeposição
Autor(es): Jesus, Michele David de
Autor(es): Jesus, Michele David de
Abstract: O processo de galvanização por meio do zinco é bastante utilizado pelas industrias na proteção contra corrosão de ligas ferrosas. O depósito de zinco tem um custo relativamente baixo comparado a outros revestimentos com esta mesma finalidade, no entanto, sua resistência à corrosão é inferior à maioria dos depósitos protetores. Pesquisas relacionadas a avaliação da resistência contra corrosão da liga de Zn-Ni utilizando o glicerol como aditivo no banho de eletrodeposição, mostraram elevação na resistência à corrosão e na eficiência de deposição. Este trabalho avaliou o efeito do mesmo aditivo, o glicerol, na resistência à corrosão, eficiência de deposição e morfologia do depósito de zinco, obtido por eletrodeposição. Utilizaram-se 6 (seis) concentrações diferentes do glicerol no banho de eletrodeposição do zinco comparando-os com o banho sem o aditivo, sendo estas: 0,03 mol/L; 0,07 mol/L; 0,14 mol/L; 0,27 mol/L; 0,55 mol/L; 0,82 mol/L. As eletrodeposições foram realizadas sobre o aço AISI 1020 que atuou como substrato, utilizando uma densidade de corrente de 10 mA/cm2, obtendo um filme de 5 μm de espessura. A avaliação da resistência à corrosão foi feita por meio de ensaios eletroquímicos como, Voltametria Cíclica e Polarização Linear e através do ensaio de Perda de Massa no meio corrosivo NaCl 0,5 M. A eficiência de deposição foi realizada através da comparação entre as massas, teórica e real do revestimento. A morfologia e estrutura do filme foi analisada através das técnicas Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectrometria de Difração de Raios X (DRX). Os resultados obtidos mostraram ser promissora a adição do glicerol no banho de eletrodeposição para obtenção do revestimento de zinco.
Palavras-chave: Corrosão
Revestimentos
Zinco
Eletrodeposição
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Engenharia Química
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19590
Data do documento: 29-Jun-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPEQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MICHELE pdf.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.