Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19548
Tipo: Dissertação
Título: Aproveitamento da glicerina, co-produto do processo de produção de biodiesel, com a reciclagem do PET (pós-uso) para fabricação de blendas poliésteres/PET
Autor(es): Medeiros, Marina Áurea de Oliveira
Autor(es): Medeiros, Marina Áurea de Oliveira
Abstract: A produção do biodiesel a partir de oleaginosas vem sendo incentivada pelo governo brasileiro, pois se trata de um combustível renovável e ecologicamente amigável. A utilização do glicerol, gerada como subproduto da produção do biodiesel, tem se tornado uma preocupação, pois corresponde a 30 %, em massa, do biodiesel produzido. Do resíduo sólido urbano gerado, os materiais plásticos representam de 6 a 7% em peso (16 % em volume) e dificultam a compactação de aterros, prejudicando a decomposição dos materiais biologicamente degradáveis. Dentre os resíduos plásticos, o poli (tereftalato de etileno) (PET) é um dos materiais que se encontra em maior proporção volumétrica nos resíduos sólidos urbanos. Devido a vantagens de custo/beneficio, esse polímero tem substituído vários outros termoplásticos em variadas aplicações. Neste trabalho foram preparadas blendas poliméricas, a base de PET pós-consumo e poliésteres, por dois métodos de mistura (utilizando o reator ou um misturador Haake). Os poliésteres foram sintetizados a partir do glicerol e ácido fumárico. As propriedades físico-químicas dos materiais foram caracterizadas com as seguintes técnicas: FTIR, DRX, TGA, DSC e MEV. A preparação dos materiais foi simples e viável. O método do misturador Haake foi mais eficiente, produzindo materiais mais homogêneos e com maior compatibilidade entre as fases.
Palavras-chave: Biodiesel
Glicerina
Plásticos
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Engenharia Química
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19548
Data do documento: 20-Jun-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPEQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertaçãoMAEQ_Marina_270216VF.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.