Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19274
Tipo: Dissertação
Título: Modelagem e Avaliação da Influência de Contexto na Utilidade de Cupons de Desconto
Autor(es): Falcão, Rodrigo Meneses Porto
Autor(es): Falcão, Rodrigo Meneses Porto
Abstract: As empresas gastam muito dinheiro em publicidade para aumentar as suas vendas, entretanto a razão entre o que é investido e o que efetivamente gera vendas é baixa. Aumentar a utilidade dos anúncios é um desafio constante em publicidade que visa incrementar o retorno dos investimentos dos anunciantes, reduzir os desperdícios e elevar suas receitas. Publicidade ubíqua é o nome dado ao emprego de técnicas de computação ubíqua para solucionar problemas na área de publicidade, e um dos aspectos mais importantes de computação ubíqua é sensibilidade ao contexto. Cupons de desconto são uma forma de propaganda bastante popular. Estudos indicam que elementos contextuais (e.g. distância entre o consumidor e a loja, valor do desconto) influenciam a utilidade de cupons físicos (medida pela taxa de resgate) e que há sinergia entre eles. Esta pesquisa objetiva avaliar a influência do uso de contexto na utilidade de cupons de desconto para restaurantes de fast food distribuídos através de smartphones. Para isto, foi realizada, de forma incremental, a modelagem do contexto, partindo de um levantamento dos elementos contextuais do domínio. Este levantamento foi revisado e em seguida submetido à opinião de consumidores reais, que avaliaram a relevância de cada elemento contextual, apontaram novos elementos e apresentaram relações relevantes entre eles. A identificação dos elementos contextuais, suas relevâncias e suas relações deram origem a uma representação de contexto que foi chamada de Modelo de Sinergia Contextual. A partir da modelagem, foram realizadas três avaliações experimentais: primeiro, um estudo preliminar de sete dias com cinco voluntários, que instalaram protótipos em seus smartphones para perceberem os cupons; depois, um experimento invivo de trinta dias com dez participantes, através do uso de protótipos; e, finalmente, um experimento in virtuo com setenta participantes, realizado por meio de uma aplicação web. Este experimento final permitiu concluir que o uso de contexto aumenta a taxa de resgate de cupons de desconto no domínio investigado.
Palavras-chave: computação sensível a contexto
modelagem contextual
publicidade ubíqua
engenharia de software experimental
cupom de desconto
CNPq: Ciência da Computação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multiinstitucional em Ciência da Computação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19274
Data do documento: 25-Mai-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PGCOMP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Falcao_Dissertacao_MMCC_01082014.pdf8,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.