Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19069
Tipo: Dissertação
Título: Segurança alimentar e nutricional e contaminação ambiental em uma comunidade de marisqueiras do município de Santo Amaro, Bahia
Autor(es): Barreto, Mércia Ferreira
Autor(es): Barreto, Mércia Ferreira
Abstract: As marisqueiras quilombolas, que tem como principal atividade de renda e subsistência a mariscagem e a pesca artesanal, representam no Brasil, um contingente da população que sofre com a violação do Direito a Alimentação Adequada e a garantia de Segurança Alimentar em virtude da contaminação química e biológica em manguezais. Estas promovem redução e desaparecimento do produto extrativista nativo e a consequente insegurança alimentar e nutricional das famílias nestas regiões. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo analisar os significados da Segurança Alimentar e Nutricional diante da contaminação ambiental (química e biológica), atribuídos por marisqueiras quilombolas da comunidade de Caeira, município de Santo Amaro, Bahia. Para tanto, adota-se como referência metodológica a pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica, do tipo exploratório descritivo, com observação participante e entrevistas em profundidade, cuja fundamentação teórico-metodológica se dá a partir de postulados da Análise do Discurso, conforme os estudos de Michel Pêcheux e Eni Puccinelli Orlandi, bem como as contribuições de Paul Ricoeur. Conclui-se que ambas as contaminações resultam em Insegurança Alimentar e Nutricional. A contaminação química (por metais pesados) ameaça a tradição e a cultura local, e as marisqueiras se sentem estigmatizadas por viverem em um local contaminado. Quanto à contaminação biológica oriunda dos esgotos sanitários que invadem os manguezais, não são compreendidos como contaminantes por esta população, que considera normal, parte da natureza e da própria condição social em que vivem.
Palavras-chave: Segurança Alimentar e Nutricional
Contaminação Ambiental
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Alimentos, Nutrição e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19069
Data do documento: 4-Mai-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_ Mércia Ferreira Barreto.pdf3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.