Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18910
Tipo: Tese
Título: Influência da infecção pelo vírus HTLV-1 (Human T Lymphotropic vírus type 1) na evolução da doença pelo vírus C da hepatite em pacientes coinfectados pelo VHC com o vírus HTLV-1
Autor(es): Silva, Marcelo Costa
Autor(es): Silva, Marcelo Costa
Abstract: INTRODUÇÃO: A literatura é pobre quanto ao tema da coinfecção pelo vírus C da hepatite com o vírus linfotrópico de células T do tipo 1 (HTLV-1). Os poucos estudos encontrados não esclarecem os mecanismos que envolvem essa coinfecção e os efeitos da infecção pelo vírus HTLV-1 em pacientes com infecção crônica pelo vírus C da hepatite não é conhecido. A doença pelo vírus C da hepatite é dependente de uma série de fatores que podem determinar sua evolução mais grave. A infecção pelo HTLV-1 determina uma resposta imunológica exacerbada no organismo infectado pela ativação da resposta do tipo 1 (Th1), interferindo na evolução de algumas doenças infecciosas. O ambiente de estudo é propício por ser o Estado da Bahia (Brasil) considerada área de alta prevalência para as duas infecções. OBJETIVO: Avaliar clinicamente o efeito da infecção pelo HTLV-1 em pacientes portadores de infecção crônica pelo vírus C da hepatite. MÉTODOS: Selecionaramse 31 pacientes coinfectados com o vírus HTLV-1 e pelo vírus C da hepatite; foram avaliados do ponto de vista clínico, epidemiológico, bioquímico e histológico, e comparados com um grupo de 64 pacientes com infecção única pelo vírus C da hepatite (hepatite C crônica), que constituiu o grupo controle. RESULTADOS: O grupo foi semelhante do ponto de vista demográfico. O grupo monoinfectado pelo VHC apresentou mais sinais clínicos de doença crônica de fígado e mais fibrose no tecido hepático. A avaliação bioquímica mostrou paciente em monoinfecção com transaminases em níveis mais elevados. A resposta ao tratamento antiviral para o vírus C da hepatite, com interferon peguilado associado à ribavirina, foi semelhante nos dois grupos avaliados. CONCLUSÃO: O estudo mostra que os pacientes portadores da infecção única pelo vírus C da hepatite, apresentam doença hepática mais avançada, com mais sinais de doença avançada do fígado e mais fibrose no tecido hepático. A infecção pelo vírus HTLV-1 em pacientes com infecção pelo vírus C da hepatite está relacionada com desenvolvimento de doenças mais leves em coinfectados. o que poderia ser explicado pela resposta TH1 determinada pelo vírus HTLV-1.
Palavras-chave: VHC
HTLV-1
Hepatite crônica pelo vírus C
Epidemiologia do VHC
Histopatologia do VHC
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Ciências da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18910
Data do documento: 20-Abr-2016
Aparece nas coleções:Tese (PPgCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Med_Marcelo Costa Silva.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.