Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18844
Tipo: Dissertação
Título: Efeito da Intervenção Nutricional Sobre o Consumo Alimentar, Parâmetros Antropométricos e Metabólicos em Pacientes com Hepatite C Crônica
Autor(es): Cunha, Carla de Magalhães
Autor(es): Cunha, Carla de Magalhães
Abstract: INTRODUÇÃO: A infecção pelo vírus da hepatite C (VHC) representa um problema de saúde mundial. Esta infecção possui caráter crônico e o vírus infecta os hepatócitos promovendo morte celular, resposta inflamatória crônica, bem como diversas alterações no metabolismo e funcionamento normal do fígado favorecendo a manifestação de achados clínicos de esteatose hepática e resistência a insulina (RI). Neste sentido, o consumo alimentar de fontes de proteína de alto valor biológico, ácidos graxos insaturados e vitaminas e minerais antioxidantes, se destaca como uma estratégia para melhorar a manifestação destas alterações metabólicas nos pacientes com VHC, retardando a progressão da doença hepática. OBJETIVO: Avaliar a influência da intervenção nutricional sobre o padrão de consumo alimentar, estado antropométrico e metabólico dos pacientes portadores de hepatite crônica pelo vírus C. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo de intervenção nutricional com dieta hiperproteica em 160 pacientes portadores do VHC.Para a obtenção dos padrões alimentares antes e durante o período de intervenção foi realizada análise fatorial exploratória por componentes principais e para obter a associação entre os padrões de consumo ao longo da intervenção nutricional com a resistência a insulina foi realizado modelo de equações semi-estruturadas. RESULTADOS: A partir das análises de consumo alimentar, foram elaborados 2 artigos originais, sendo o primeiro sobre a avaliação do padrão de consumo alimentar ao longo do estudo de intervenção e o segundo sobre o impacto da intervenção nutricional no achado de resistência a insulina pelo indicador HOMA-IR. CONCLUSÃO: Neste estudo a intervenção nutricional foi capaz de promover mudanças no padrão de consumo alimentar de pacientes portadores do VHC. Estas mudanças influenciaram de forma direta ou por mediação da circunferência da cintura, níveis séricos dos triglicerídeos e de ALT, os valores do índice HOMA-IR dos pacientes com VHC.
Palavras-chave: Nutrição
Hepatite
Consumo Alimentar
Análise Fatorial
SEM
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Alimentos, Nutrição e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18844
Data do documento: 12-Abr-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_ Carla de Magalhães Cunha.pdf876,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.