Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18607
Tipo: Dissertação
Título: Solução de instrumentação para detecção da qualidade do revestimento de dutos, com traçabilidade ótica em rede de sensores sem fio baseada no XBee.
Autor(es): Santos, Ângelo Oliveira dos
Autor(es): Santos, Ângelo Oliveira dos
Abstract: Os dutos de transporte de petróleo e seus derivados estão instalados por todo o mundo - na superfície da terra, enterrados ou submersos em rios e oceanos, estando sujeitos a desgastes externos e internos por ações físicas e reações químicas. No ano de 2008, a infraestrutura dutoviária do Brasil de petróleo, derivados, gás natural e outros produtos eram de 17.000 km de extensão. A ruptura dos dutos causa um grande impacto ambiental e prejuízos financeiros e de produção. Para evitar a corrosão direta e interna dos dutos, revestimentos são aplicados, isolando os líquidos e sólidos que passam pelos dutos. Monitorar o estado desses revestimentos representa o passo seguinte para garantia da eficiência dos mesmos. Este trabalho apresenta uma proposta de solução de instrumentação para detecção da qualidade de revestimento com traçabilidade ótica em dutos de transporte de água de produção e petróleo por uma rede de sensores sem fio utilizando módulos XBee, monitorada por uma aplicação desenvolvida em C#.
Palavras-chave: Petróleo
Dutos
Corrosão e anticorrosivos
Ótica
Monitoramento
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18607
Data do documento: 15-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado PPGM Angelo Oliveira dos Santos.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.