Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18580
Tipo: Dissertação
Título: A pesquisa didática na experiência da licenciatura em educação do campo da UFBA: contribuição à formação científica de professores
Autor(es): Ramos, Linnesh Rossy da Silva
Autor(es): Ramos, Linnesh Rossy da Silva
Abstract: Como objetivo geral desta pesquisa buscamos contribuir com o desenvolvimento da Pedagogia Socialista a partir da análise da experiência da pesquisa didática na formação de professores para o campo. Como objetivos específicos, tivemos: a) levantar dados da formação de professores para o campo no contexto de luta pela reforma agrária e crise do capital; b) apresentar a disputa pela direção de projeto/concepção de formação humana da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Bahia, na lógica de implementação de programas federais; c) apresentar quais elementos da pesquisa didática e em que grau estes permitem o desenvolvimento da atitude científica dos alunos da Licenciatura em Educação do Campo. Elaboramos a seguinte pergunta síntese de nosso trabalho: quais os elementos da pesquisa didática da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Bahia permitem realizar a formação de professores para o desenvolvimento de uma atitude científica que não dicotomize ensino e pesquisa perante a realidade? Como hipótese de trabalho levantamos e confirmamos que a formação de professores referenciada na pesquisa didática com clareza da Teoria do Conhecimento, Teoria Pedagógica, das Metodologias Específicas e com Projeto Histórico definido contribuem com a superação da fragmentação entre ensino/pesquisa e, portanto, trabalho manual/intelectual. Para se atingir o objetivo e responder à pergunta científica para identificar a validade das hipóteses e apresentar novas sínteses, nos utilizamos do Materialismo Histórico Dialético enquanto teoria do conhecimento, e das proposições metodológicas elaboradas por Kosik.
ABSTRACTAs a general objective of this research we aimed to contribute to the development of Socialist Pedagogy from the analysis of the experience of didactic research in teacher formation for the rural areas. As specific objectives, we had: a) collect data from teacher formation to the rural areas in the context of the struggle for agrarian reform and capital crisis; b) submit to the dispute the direction of the design / conception of human formation in the Degree in Rural Education of Federal University of Bahia, in the federal programs logic of implementation; c) to present which elements of didactic research and to what extent they allow the development of scientific attitude of students of Degree in Rural Education. We prepared the following synthesis question of our work: what elements of the didactic research Degree in Rural Education of the Federal University of Bahia allow to conduct teacher formation for the development of a scientific attitude which not dicotomize teaching and research in face of the reality? As a raised working hypothesis that was late confirmed, we saw that the formation of teachers referenced in didactic research with a clear view of the Theory of Knowledge, Pedagogical Theory, Specific Methodologies and a defined Historic Project contribute to overcoming the fragmentation between education / research and hence manual/ intellectual labor. To achieve our objectives and to answer the scientific question and to identify the validity of our hypotheses and to present a new synthesis, we used the Dialectical Historic Materialism as a theory of knowledge, and the methodological proposals developed by Kosik.
Palavras-chave: Educação do campo
Formação de professores
Formação científica
Rural education
Teacher formation
Scientific formation
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18580
Data do documento: 1-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Lina (1).pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.