Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18467
Tipo: Dissertação
Título: Critérios de sustentabilidade para elementos construtivos: um estudo sobre telhas " ecológicas" empregadas na construção civil
Autor(es): Lessa, Mara Lívia Santos
Autor(es): Lessa, Mara Lívia Santos
Abstract: Com o despertar do mundo para o desenvolvimento sustentável, surgiu uma preocupação com o crescente consumo de recursos naturais, bem como para com a quantidade de resíduos que retorna para o meio ambiente. A construção civil é um dos setores da economia que mais consomem recursos minerais, portanto carente de materiais mais ecológicos, ou seja, que causem menos impactos ao meio ambiente. Algumas iniciativas já estão sendo observadas neste sentido, como é o caso das telhas ecológicas comercializadas no mercado brasileiro. Entretanto, não há um padrão balizador para atestar se essas telhas realmente atendem aos requisitos de sustentabilidade ou se estão apenas se utilizando do marketing verde como uma estratégia de mercado. Esta pesquisa tem como objetivo estabelecer alguns parâmetros para o “design” de telhas que sejam sustentáveis, considerando os aspectos ambientais, técnicos, econômicos e sociais. Foi desenvolvida através da análise crítica e comparativa de três telhas denominadas de ecológicas por seus fabricantes, tendo como matéria-prima materiais reciclados e/ou renováveis – a produzida com resíduo de papel, a produzida com resíduo de polietileno e alumínio e a produzida com madeira proveniente de área de manejo florestal - e de duas telhas convencionais, a de fibrocimento e a cerâmica, todas produzidas e comercializadas no Brasil. Para chegar a um modelo de telha ecológica efetivamente sustentável foram utilizadas técnicas de design para novos produtos.
Palavras-chave: Telhas
Sustentabilidade
Telhas - design
Reciclagem
Construção civil
Meio ambiente
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Engenharia Ambiental Urbana
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18467
Data do documento: 12-Jan-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (MEAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-2009-Mara Lessa Crit_ sustab_ apli_ elem_ const_ estudo telha ecologica.pdf4,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.