Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18434
Tipo: Dissertação
Título: A reinvenção do corpo da mulher idosa: imagens corporais na cultura contemporânea
Autor(es): Matos, Cássio Luiz Aragão
Autor(es): Matos, Cássio Luiz Aragão
Abstract: O corpo na contemporaneidade vem sendo considerado um valor distintivo a ser conquistado, no qual o discurso sobre o “saudável” incorpora significados de juventude, força, beleza e rejuvenescimento. Esta pesquisa propõe-se analisar a imagem corporal das idosas como estratégia de distinção social e simbólica, além de (re)definição de identidade cultural. Este trabalho parte da premissa que as representações, práticas, hábitos e comportamentos dessas idosas em relação ao corpo na cultura contemporânea reforçam a valorização da aparência física e têm levado a um número cada vez maior de pessoas a frequentarem academias, centros de estética e universidades para a terceira idade; a adquirirem, de modo crescente, produtos farmacêuticos, nutricionais e estéticos; a buscarem cirurgias plásticas e reparações estéticas, a consumirem a moda e a realizarem atividade física em vista do aprimoramento das dimensões corpóreas. A partir destas evidências, buscamos compreender como o corpo se tornou prolongamento da vida e da saúde e forma de estilo de vida dessas idosas. A pesquisa procura ainda compreender quais usos e apropriações as idosas fazem do corpo, e como estes suscitam a constituição de um pertencimento cultural, identificando e analisando em que medida os relatos desses sujeitos estão vinculados aos processos de construção de identidade deste grupo. Para o desenvolvimento da pesquisa privilegiamos uma abordagem etnográfica. Este trabalho dialoga, ainda, com uma estratégia multimetodológica, que atende à perspectiva integradora e compreensiva do estudo da sociabilidade e dos processos das representações sociais, das práticas, dos hábitos e dos comportamentos das idosas em relação ao corpo na cultura contemporânea. A imagem corporal que essas idosas têm do corpo jovem, está associada ao corpo perfeito e ideal, e envolve as noções de saúde, beleza, sexualidade, sensualidade, vitalidade e dinamismo, enquanto na fase do envelhecimento, a imagem do corpo velho dessas idosas pesquisadas é de feiura, senilidade, decrepitude, doença, insegurança, invisibilidade e medo das limitações funcionais corporais. Palavras-Chave: Envelhecimento; Cultura; Corpo; Identidade; Imagem Corporal.
Palavras-chave: Envelhecimento
Corpo
Identidade
Imagens corporais
CNPq: Ciências Humanas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBa
metadata.dc.publisher.program: Cultura e Sociaedade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18434
Data do documento: 4-Jan-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A REINVENÇÃO DO CORPO DA MULHER IDOSA.pdfArquivo da dissertação a Reinvenção do Corpo da Mulher Idosa, de autoria de Cassio Luiz Aragão Matos.2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.