Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18403
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Frequência de anemia em paciente tratados da hepatite C com terapia tripa num ambulatório referência em hepatologia de Salvador (Bahia - Brasil)
Autor(es): Belmonte, Sara Macedo
Autor(es): Belmonte, Sara Macedo
Abstract: Frequência de anemia em pacientes tratados da Hepatite C com terapia tripla em num ambulatório referência em Hepatologia de Salvador(Bahia-Brasil). Introdução - A Hepatite C é uma das principais causas de doença hepática crônica no mundo. A utilização da terapia tripla – interferon preguilado, ribavirina e inibidores de proteases – constitui hoje a terapia de escolha para o tratamento da Hepatite C crônica em pacientes portadores do genótipo 1, aumentando a chance da eliminação do vírus do organismo. Os efeitos adversos da terapia dupla(peginterferon e ribaviriva), se intensificaram com o uso dos novos inibidores de proteases. A anemia está entre estes efeitos e é uma importante causa da não adesão ao tratamento. Objetivos - Avaliar a frequência de anemia em pacientes portadores da Hepatite C, tratados com a terapia tripla no ambulatório de Hepatologia do Hospital Universitário Professor Edgar Santos. E como objetivos secundários avaliar variáveis sócio demográficas e laboratorias. Metodologia – Trata-se de um estudo transversal, descritivo, realizado através da revisão de prontuários de pacientes portadores do vírus da hepatite c com genótipo 1, que iniciaram o tratamento com terapia tripla, sendo antes: virgens de tratamento ou pacientes que fizeram a terapia dupla e recidivaram ou não responderam. Resultados - Estudo realizado com 53 pacientes, sendo 59,6% do sexo masculino, 70% pardos e 33,3% cirróticos. O inibidor de protease Telaprevir foi utilizado em 85,7% dos pacientes e o Boceprevir em 14,3%. A média de Hemoglobina dos pacientes foi analisada ao longo das semanas e estes tiveram uma maior queda na semana 12. Discussão – A maioria dos pacientes começaram o tratamento com níveis aceitáveis de hemoglobina. A queda de hemoglobina ao longo das semanas está de acordo com a literatura comparada. Os pacientes tratados com Telaprevir tiveram uma maior Resposta Virológica Rápida(RVR) do que os pacientes tratados com Boceprevir. Conclusão – A anemia foi um efeito adverso presente durante o tratamento e deve ser avaliada com bastante cautela, uma vez que a sua presença tanto tem relação com uma interrupção do tratamento, quanto com taxas satisfatórias de RVR.
Palavras-chave: Hepatite C
Anemia
Inibidores de Protease
Telaprevir
Boceprevir
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18403
Data do documento: 17-Dez-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sara Macedo Belmonte.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.