Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18368
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da função ventricular direita pela ressonância magnética e sua associação com fibrose miocárdica em pacientes com infarto de parede inferior
Autor(es): Lacerda, Priscila Neri
Autor(es): Lacerda, Priscila Neri
Abstract: AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO VENTRICULAR DIREITA PELA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E SUA ASSOCIAÇÃO COM FIBROSE MIOCÁRDICA EM INFERIOR PACIENTES COM INFARTO DE PAREDE Fundamentação: A disfunção ventricular direita (DVD) é observada em cerca de 50% dos casos de infarto de parede inferior (IPI), sendo considerada preditor independente de mortalidade nestes pacientes. A fibrose miocárdica está associada a uma progressiva disfunção ventricular e consequentemente, a um pior prognóstico. Nestes pacientes, a ressonância magnética cardíaca (RMC) apresenta-se como o exame de escolha para seguimento longitudinal, sendo um importante método de estratificação de risco. Objetivo: Avaliar a associação entre fibrose e disfunção ventricular direita em pacientes com IPI, utilizando a RMC. Metodologia: Estudo do tipo série de casos realizado em serviço de referência em Cardiologia. Os indivíduos incluídos no estudo responderam a um questionário contendo informações referentes à história clínica e em seguida, foi solicitada a RMC para estimar parâmetros de função ventricular direita e fibrose miocárdica. Resultados: Foram incluídos 40 indivíduos, sendo 75% do sexo masculino e 43% idosos (idade ≥ 60 anos). Dentre os fatores de risco cardiovascular, observou-se com maior frequência hipertensão arterial sistêmica (45%) e tabagismo (33%). Dos indivíduos analisados, 33% apresentaram fração de ejeção do do ventrículo direito (VD) < 40%. A média estimada da massa de fibrose foi de 22 ± 12g nos indivíduos com disfunção ventricular e de 15 ± 8g nos pacientes com função preservada (p=0,05). Discussão: A disfunção do VD foi observada em grande parte dos indivíduos com IPI, corroborando com outros estudos presentes na literatura. Foi observada uma tendência dos indivíduos com DVD apresentarem média de fibrose superior ao grupo de pacientes com função preservada, com valores que se aproximam à significância estatística e apresentam importante relevância clínica. Conclusões: A RMC mostra-se como uma adequada ferramenta para estratificar o risco de pacientes com infarto de parede inferior e disfunção do VD, indicando a fibrose miocárdica como possível preditor de disfunção ventricular e pior prognóstico.
Palavras-chave: Infarto do miocárdio
Imagem por ressonância magnética
Fibrose endomiocárdica
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18368
Data do documento: 10-Dez-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila Neri Lacerda.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.