Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18320
Tipo: Dissertação
Título: O Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede – PNQH: estudo de avaliabilidade no âmbito do Hemocentro Coordenador do Ceará.
Autor(es): Sobreira, Christianne Andrezza Melo
Autor(es): Sobreira, Christianne Andrezza Melo
Abstract: O Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede (PNQH) subsidia a Coordenação de Sangue e Hemoderivados (CGSH) na execução das ações previstas para a formulação, coordenação e execução da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados. O objetivo da pesquisa foi realizar um estudo de avaliabilidade do PNQH no âmbito do Hemocentro Coordenador do Ceará (HEMOCE). As informações foram obtidas por meio de entrevistas com informantes-chave e análise documental. As seguintes etapas foram realizadas: modelização do programa, com base em análise documental; validação do modelo lógico, por meio de técnica de consenso com especialistas; descrição das ações do PNQH implantadas no HEMOCE, bem como a percepção dos gestores acerca das facilidades e obstáculos da implantação. Para os entrevistados, a adoção de uma avaliação sem caráter punitivo, com troca de experiências entre os profissionais da hemorrede, promoveu estímulo para mudanças, proporcionando a melhoria da qualidade do sangue. Os aspectos facilitadores descritos foram o envolvimento tanto da alta gestão, como dos colaboradores, e a disposição ou característica cultural positiva a mudanças e desenvolvimento próprias da instituição. Para aprimoramento do programa os entrevistados indicam a necessidade da incorporação da avaliação das condições estruturais para a gestão, com apoio nessa área. Outro aspecto a ser aperfeiçoado diz respeito à visibilidade do programa enquanto estratégia prioritária para CGSH-MS, o que estimularia a adesão dos serviços da hemorrede nacional. Essas sugestões podem levar a utilização de novas estratégias para a melhoria de serviços críticos que não alcançaram melhorias expressivas após a implantação do PNQH. Enfatizou-se, ainda, a necessidade de se avaliar o macro ambiente onde o serviço se insere. Considera-se que o estudo de avaliabilidade foi adequado ao evidenciar a pertinência entre estrutura, processos e resultados do modelo lógico do PNQH elaborado. Ressalte-se que, na prática, as ações do programa são potencializadas pela mobilização interna (gestores do HEMOCE) e externa (grupo de especialistas da hemorrede) indispensáveis ao alcance de sua finalidade, ou seja, diminuir o risco sanitário e auferir ganhos de qualidade aos processos de trabalho.
Palavras-chave: Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede-PNQH
Avaliabilidade
Gestão da Qualidade
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18320
Data do documento: 1-Dez-2015
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS MP. Christianne Andrezza Sobreira. 2015.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.